3 de out. de 2023

Reino da Lira | Origem Histórica

 

O Reino da Lira na Quimbanda e na Umbanda  é com certeza o Reino mais famoso. Nele atuam entidades como Zé Pelintra, Maria Padilha e os Povos Rom (Ciganos). Descendem das diásporas e migrações dos povos de regiões norte e nordeste do país, de épocas marcadas por extremas desigualdades sociais que impulsionou os indivíduos a tentarem uma vida melhor no sudeste do país, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. 

Nessa mistura e encontros de diferentes culturas que veremos surgir as entidades que vão compor o Reino da Lira durante o século 20. Na fusão do Catimbó, Jurema, Candomblé de Caboclos, Tambor de Mina e outras diversas religiosidades junto com as Macumbas do sudeste que formarão o caldeirão que dará origens a essa manifestação.

Negado por muito umbandistas ditos mais puristas contemporâneos, torna-se um Reino polêmico que divide opiniões. Nesse vídeo busco trazer aspectos históricos e sociológicos que contribuam para um melhor entendimento desse Reino tão importante dentro do culto de Exu. Espero que gostem.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário