25 de set. de 2023

A Origem de Exu (Entidade) na Umbanda, Quimbanda e Macumba - VÍDEO

 

Olá irmãos... Muitos conhecem o Orixá Exu do Candomblé, mas pouco se fala sobre como surgiu a 'entidade espiritual Exu' que trabalha nos terreiros de Umbanda e Quimbanda brasileiros. 

Fruto de conflitos sociais, esses espíritos foram a força de resistência nas Macumbas no fim do século 19 e começo do século 20. Espíritos ancestrais de Nganga (curadores, mirongueiros, feiticeiros) que tomaram a frente de rituais e liturgias e fizeram surgir o culto de Kimbanda no país, buscando fornecer uma base onde pudessem continuar com seus cultos antepassados sem a interferência do kardecismo presentes nas primeiras tendas espíritas de Umbanda.

Nesse período embrionário, eram chamados pejorativamente de demônios e Exus pelas primeiras tendas espíritas, corruptelas promovidas pelo olhar cristianizado das pessoas que não entendiam suas origens. Um epistemicídio que quase gerou o aniquilamento dessa cultura de origem Bantu, que precisou utilizar de diversas estratégias para conseguir levar a frente seu legado.

Ao longo do século 20, esse culto aos Nganga recebe influências do Candomblé de Caboclos e insere a ideia de Exu Catiço em sua cosmovisão, e recebe também a assimilação com demônios da Goecia através da visão do escritor Aluisio Fontenelle na década de 50. O culto é também impactado pela migração de nordestinos que chegam no Rio de Janeiro em busca de emprego na segunda metade do século 20, trazendo consigo entidades de origem ibérica presentes no Catimbó, que contribuem ao culto com costumes e gostos extravagantes, adornos como cartolas, capas, bengalas, saias rendadas, etc. 

Na década de 90 ainda recebe mais uma influência com a tão questionada filosofia de Rubens Saraceni, que insere Bruxos e Magos como agentes e guardiões na mística que se convencionou chamar de Exu por umbandistas e quimbandeiros.

Nesse atravessamento de culturas, perspectivas e movimentações sociais reside o mistério Exu como entidade espiritual.

Claro que não é um assunto que se sintetiza assim tao facilmente, muitos outros elementos podem ser acrescidos nessa narrativa, apenas quis trazer uma abordagem específica para o tema. Mas o mais importante no meu ver, é dar a oportunidade de entendermos a origem embrionária na Macumba nesse processo formativo da figura da entidade Exu que muitos acabam nao tendo conhecimento.

Espero que gostem do vídeo!



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário