Todos estes atributos do Sol no Tarot e mais, intermediário entre o representado, refletem-se nesta carta que traz o mesmo nome da nossa estrela. A luz do Sol é como um ponto nas cartas da Torre e da Estrela do Tarot. Não é um relâmpago que cega, nem um resplendor sutil. É suficiente para aquecer, mas em geral não queima. Esta moderação entre os extremos é o objetivo do viajante espiritual; primeiro viu-se na Temperança, agora, manifesta-se totalmente para que o vejamos. Neste estado superior, nada está mais além do nosso controle. No Tarot Universal de Waite, isto se ilustra com um símbolo poderoso. Os girassóis que há no jardim não estão olhando para o sol, como costumam fazer, mas para a criança que está sobre o cavalo. Ele é que tem o poder no mundo material.
Já passou a difícil prova da Lua e você surgiu até a luz mais forte, mais sábio. Terminou a guerra e deu o passo para a paz; o amor substituiu o ódio, o medo tornou-se valor. Na realidade é tempo de celebrar! O trunfo sobre o Diabo não é algo que ocorra todos os dias neste mundo e, quando acontece, alguém deve estar contente por ter entrado um pouco mais de luz na sua vida. Esta saída do Sol no Tarot é similar ao término das tarefas e aos esforços da noite, e o calor que nos proporciona é uma recompensa por não nos amedrontarmos na escuridão, por não haver fugido quando tivemos a oportunidade de fazê-lo e por não tratar de esconder-nos da sabedoria que legalmente nos pertence.
Como signo da confiança não há nada mais poderoso do que o Sol no Tarot, já que nenhuma força na Terra pode evitar que o ele saia pela manhã. Num mundo de caos, todavia, há um ponto de silêncio e de calma que nos assegura a existência de uma ordem subjacente, algum poder superior que nos abençoa e nos sorri todos os dias. Ainda que as nuvens encham o céu, o sol continua aí, à espera de uma oportunidade para romper a barreira da obscuridade e fazer brilhar sua luz para nós. Saiba que em qualquer desfio há uma oportunidade e atrás de qualquer nuvem há um sol que espera a ocasião para revelar-se diante de nós.
Numa leitura, o Sol no Tarot pode ter muitos significados, ainda que o principal seja o de êxito e de término. Pode ser um arauto de alegria, de felicidade, pode ser o nascimento de uma criança, uma família estável, prosperidade material ou quase qualquer final positivo, mas, sobretudo, mostra culminação. Acabou-se um ciclo e, antes que comece o seguinte, há um período de luz e de relaxamento do qual pode e deve desfrutar. O êxito chegará se você tiver confiança e tiver bem definido o uso da sua energia criativa. Brilhe com a vitalidade do Sol, cuja luz é única e cujo poder é absoluto.
Este poder e claridade do Sol estão ao alcance de qualquer um, também de você, se permite que a luz do Sol o ilumine. Se há áreas escuras, ocultas no seu interior, os raios do Sol irão expô-las para que possa integrá-las a si mesmo. A neblina da confusão queima-se com a espada ardente do Sol e suas cha- mas afastam o medo e todos os terrores noturnos. Uma situação que parece desesperada deixará de sê-la, uma vez que o Sol brilhe sobre o caminho correto, sobre a solução adequada. Quando o Sol aparecer, permita que o seu poder o surpreenda e o preencha. Não apenas deverá olhá-lo, alcance-o, introduza este poder em você mesmo. Na realidade, o poder do Sol, é o seu verdadeiro poder.
O Sol no Tarot
Significado: A Culminação
Tipo: Arcano Maior
Número: 19
Alfabeto Hebraico: ר (Resh)
Significado: Paz, amor e felicidade. Uma vida bem vivida. Um trabalho bem feito. Despertar. Renovação. Assuntos legais favoráveis à pessoa. Alegria, prosperidade. Cumulação no plano espiritual.
Inverso: Vazio, infelicidade, falta de propósito. Confusão. Densas nuvens congestionam o horizonte. Luta e perda, intranquilidade. Rompimento amoroso.