27 de jul. de 2023

O Julgamento no Tarot

A carta do Tarot que originalmente se conhecia como o Dia do Julgamento é derivada das escrituras cristãs, porém, na maioria das religiões e culturas, existe o conceito do renascimento espiritual quando acabar esta forma de vida. Esta é outra carta do Tarot de transição, como a Morte e a Torre, porém, sua energia não é nem violenta, nem catastrófica, apesar de seu poder ser muito maior. Esta é uma energia de criação sem destruição, impossível no plano material, mas possível, sem dúvida, no mundo espiritual. O renascimento não se dá através do abandono do negativo, senão mediante a integração de todas as partes da pessoa. 

O espírito limpa-se e restaura-se sem perdas ou incorporações. Permanece o mesmo, mas diferente. Segundo a tradição, o Dia do Julgamento é o dia do acerto de contas, quando alguém deve responder por suas ações e suas omissões. Não se pode esquecer o vínculo desta carta com a justiça, e, de certo modo, a justiça no Tarot é uma elaboração de causa e efeito, e da noção da justiça cósmica. A luz da justiça, os efeitos das nossas ações omissões não exigem que se pague uma tarefa, nem dão uma recompensa no plano físico, mas no nível espiritual. Onde você esteve, determinará para onde irá, e o que fez terá uma função no que ainda deve fazer. Na realidade, o ciclo não pode terminar, porque o espírito nunca morre: jaz numa existência eterna, que, a partir desta vida, nunca poderemos compreender por completo.

Semelhante ao que o Dia do Julgamento representa, a união do mundo material com o espiritual, numa unidade de manifestação única, também pode mostrar a união e a reconciliação das diferentes partes de você mesmo. As três figuras humanas que se encontram na maioria das versões desta carta do Tarot fazem alusão a isto. O varão representa a renovação da mente consciente, a mulher é o renascimento do subconsciente e o pequeno é a criança Sol, a criança eterna que está dentro de todos nós. Unidos a uma só voz, eles louvam o anjo que aparece no céu. Após a limpeza não destrutiva e a restauração do Julgamento, a matéria, a mente e o espírito são um agora e sempre.

O simbolismo do Tarot Universal de Waite é especialmente interessante. Ao fundo, estão as montanhas que apareceram primeiro com o Louco. O mar é o término do rio que flui através dos Arcanos Maiores, começando com a Imperatriz. O estandarte do Arcanjo Gabriel é vermelho e branco, assim como o manto do Mago. Como tudo na vida, o início forja de maneira irrevogável o final, e este levará a um novo princípio. No fundo, o Julgamento no Tarot não é uma carta de finais, mas de inícios. Esta viagem acabou-se, mas a seguinte, num nível de existência mais elevado, aproxima-se. O Julgamento é preparação desta viagem; a última parada antes da eternidade.

As vezes, a aparição do Julgamento numa leitura do Tarot assinala que no seu caminho se encontra uma grande mudança, mas, diferentemente da Morte e da Torre, a mudança não é destrutiva. Ela está sob seu controle e, de fato, até pode dar-lhe as costas se você assim o deseja. No entanto, ao seu devido tempo, é provável que se arrependa; isto é outra lição do Julgamento. As decisões, como as que oferecem o Julgamento, são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento espiritual, e não se pode escapar delas sempre. O dia de acertar contas virá em algum momento, e terá de admitir seus erros e receber as recompensas que merece.

O Julgamento é também uma carta de limpeza, representa aquele momento em que se limpa a casa e pode começar outra vez com todas suas dívidas pagas e sem nada com o que se preocupar. Isto pode parecer demasiado bom, para ser certo e para muitas pessoas, assim é, porque arruínam sua nova oportunidade pensando nos erros que cometeram no passado. O Julgamento no Tarot ensina-nos que devemos ser conscientes do passado e das lições que aprendemos, sem degradar-nos por tais erros, pois apenas são partes do aprendizado. Deixe o passado para trás e olhe para o futuro, preparado para começar de novo Agora é o momento de dar um passo definitivo, não permita que as sombras do passado o detenham.

O Julgamento no Tarot
Significado: O Renascimento
Tipo: Arcano Maior
Número: 20
Alfabeto Hebraico: שׁ (Shin)

Significado: Coisas maravilhosas vão ocorrer. Poderá vislumbrar o que lhe prepara o futuro Transformação. Verá tudo sob uma nova luz. Rompimento com o convencional.

Inverso: Sentimentos de inquietude. Saudades. Desejos de liberar-se de certas situações, mas sem ver uma saída. A pessoa está atolada nas situações que ela mesma criou.

>> VEJA O RESTANTE DOS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário