Semelhante ao que o Dia do Julgamento representa, a união do mundo material com o espiritual, numa unidade de manifestação única, também pode mostrar a união e a reconciliação das diferentes partes de você mesmo. As três figuras humanas que se encontram na maioria das versões desta carta do Tarot fazem alusão a isto. O varão representa a renovação da mente consciente, a mulher é o renascimento do subconsciente e o pequeno é a criança Sol, a criança eterna que está dentro de todos nós. Unidos a uma só voz, eles louvam o anjo que aparece no céu. Após a limpeza não destrutiva e a restauração do Julgamento, a matéria, a mente e o espírito são um agora e sempre.
O simbolismo do Tarot Universal de Waite é especialmente interessante. Ao fundo, estão as montanhas que apareceram primeiro com o Louco. O mar é o término do rio que flui através dos Arcanos Maiores, começando com a Imperatriz. O estandarte do Arcanjo Gabriel é vermelho e branco, assim como o manto do Mago. Como tudo na vida, o início forja de maneira irrevogável o final, e este levará a um novo princípio. No fundo, o Julgamento no Tarot não é uma carta de finais, mas de inícios. Esta viagem acabou-se, mas a seguinte, num nível de existência mais elevado, aproxima-se. O Julgamento é preparação desta viagem; a última parada antes da eternidade.
As vezes, a aparição do Julgamento numa leitura do Tarot assinala que no seu caminho se encontra uma grande mudança, mas, diferentemente da Morte e da Torre, a mudança não é destrutiva. Ela está sob seu controle e, de fato, até pode dar-lhe as costas se você assim o deseja. No entanto, ao seu devido tempo, é provável que se arrependa; isto é outra lição do Julgamento. As decisões, como as que oferecem o Julgamento, são necessárias para o crescimento e o desenvolvimento espiritual, e não se pode escapar delas sempre. O dia de acertar contas virá em algum momento, e terá de admitir seus erros e receber as recompensas que merece.
O Julgamento é também uma carta de limpeza, representa aquele momento em que se limpa a casa e pode começar outra vez com todas suas dívidas pagas e sem nada com o que se preocupar. Isto pode parecer demasiado bom, para ser certo e para muitas pessoas, assim é, porque arruínam sua nova oportunidade pensando nos erros que cometeram no passado. O Julgamento no Tarot ensina-nos que devemos ser conscientes do passado e das lições que aprendemos, sem degradar-nos por tais erros, pois apenas são partes do aprendizado. Deixe o passado para trás e olhe para o futuro, preparado para começar de novo Agora é o momento de dar um passo definitivo, não permita que as sombras do passado o detenham.
O Julgamento no Tarot
Significado: O Renascimento
Tipo: Arcano Maior
Número: 20
Alfabeto Hebraico: שׁ (Shin)
Significado: Coisas maravilhosas vão ocorrer. Poderá vislumbrar o que lhe prepara o futuro Transformação. Verá tudo sob uma nova luz. Rompimento com o convencional.
Inverso: Sentimentos de inquietude. Saudades. Desejos de liberar-se de certas situações, mas sem ver uma saída. A pessoa está atolada nas situações que ela mesma criou.