Esta carta do Tarot, como é próprio da sua natureza, tem o mesmo simbolismo básico em quase todas as suas inumeráveis versões. Nas suas quatro esquinas estão quatro querubins, ou seres alados, que personificam seus domínios: o touro para a matéria, leão para a energia, a águia para o tempo e o homem para o espaço. Juntos, representam a criação unificada e o controle sobre todas as coisas do Mundo.
Outro motivo comum é o ser dançante no centro, em algumas versões de Tarot é uma bailarina, noutras um ser hermafrodita, mas sempre com suas duas varetas. A vareta é a mesma do Mago, mas multiplicada. A necessidade de fortalecer seu poder mágico já se desvaneceu, porque chegou a ser alguém com sua própria fonte de poder. O positivo e o negativo são as partes de um mesmo todo. Um é muito. Muitos são um. Pode pensar-se no Mundo dentro do Tarot como um tempo para o repouso, como o momento entre a morte e a vida, quando a alma espera a reencarnação no mundo material e chega a ser um com o universo de onde veio.
Foram postas em prática todas as lições aprendidas. Todas as tarefas terminadas deram fruto e trouxeram prosperidade. Toda causa teve seus efeitos e todas as diversas conexões dos efeitos teceram o tapete da sua vida. como você a viveu. Agora é o momento de desfrutar desta sabedoria, saborear essa prosperidade e admirar a obra de arte pessoal que você criou. Dentro de pouco, começará tudo outra vez. Talvez a viagem se detenha por algum momento, mas a viagem da alma nunca termina. Em todo fim se encontra um novo começo, as peças estão no seu lugar para que inicie uma nova viagem, e, quando estiver concluída, seguramente começará outra.
Depois de uma breve visão da Divindade, você voltará à manifestação, seguro das suas convicções e da sua habilidade para algum dia ver outra vez o rosto de Deus. O ciclo é infinito, semelhante à coroa que rodeia a figura, atada com os cintos da força divina e fazendo espirais ao redor do universo, até o fim do tempo.
A carta do Mundo no Tarot marca um momento da sua vida em que acabou um ciclo e o seguinte apenas começa. Representa o ganho final de todas as suas expectativas e seus desejos, e a iminente proximidade de novos desejos a seguir e de novas metas a alcançar. Esta carta é a confirmação do êxito e a recompensa de todos os seus esforços. Com a chegada do Mundo, vem o êxito assegurado e o bem-estar material, assim como a realização emocional e o desenvolvimento no aspecto espiritual.
No mundo material, a energia desta carta do Tarot às vezes se manifesta como uma promoção ou uma ascensão a uma postura mais elevada ou ao início de um outro nível de conhecimento, com o que antes apenas sonhara. Entretanto, este tipo de regozijo e felicidade, este ápice do êxtase unicamente nos dará uma visão da seguinte montanha que já se desenha no horizonte. Pelo que, uma vez mais, deverá ascender e esforçar-se, deverá preparar-se para iniciar uma nova viagem do Louco e para descobrir os segredos que jazem neste novo nível de existência.
O ciclo dos Arcanos Maiores do Tarot inicia-se onde termina e termina onde começa; o início e o fim não são o final de uma linha reta, mas pontos coincidentes na circunferência de um ciclo que encerra a vida de uma pessoa. O presente é agora. O futuro é agora. A eternidade é agora.
O Mundo no Tarot
Significado: A Realização
Tipo: Arcano Maior
Número: 21
Alfabeto Hebraico: ת (Tav)
Significado: Liberdade para ir a qualquer direção que desejar. Conclusão e um trabalho bem feito. Trunfo em qualquer coisa que se empreenda.
Inverso: Atitude negativa para explorar novos horizontes. Medo que cria estagnação.