A carta do Tarot Universal de Waite mostra um lobo e um cachorro, dois membros do mesmo gênero, ainda que o primeiro seja selvagem e o segundo, domesticado. Não obstante, ambos se mostram uivando para a lua e, se estivesse presente um ser humano, é provável que também se visse afetado. Independentemente do lugar que alguém ocupe na hierarquia da evolução, ainda assim é suscetível das ilusões e das decepções. A lua a todos ilumina com a mesma luz. O que você vê quando esta luz chega aos seus olhos dependerá de quem você for, não do objeto visto.
Em antigas religiões, a deidade da lua, geralmente, era uma deusa associada à fertilidade feminina, por causa da visível correlação existente entre o ciclo da lua e o ciclo menstrual feminino. Embora esta relação continue sendo válida, a Lua do Tarot trata mais da fertilidade da imaginação que da fertilidade do corpo. O crustáceo que costuma mostrar-se nas cartas da Lua no Tarot é um signo do inconsciente e da sua influência sobre a mente consciente. A mente que se deixa levar excessivamente pelo inconsciente pode confrontar-se com muitas ilusões e decepções. Chegará um momento em que não poderá dizer o que é real e o que é apenas uma manifestação dos seus próprios medos e dos seus desejos.
A difícil prova da Lua é o último desafio que propõem os Arcanos Maiores do Tarot. Por ele, devemos viajar na escuridão, sem saber com segurança, se o caminho que escolhemos é o correto. Aqui não há luz solar que nos aquiete, sinais sobre as colinas que dirijam nossos passos, nem ninguém com quem viajar. Esta é uma viagem que deve ser feita sem companhia, na escuridão sem mapa nem bússola. Deverá aprender a confiar em sua lua interior para que o guie ao largo do caminho verdadeiro Qualquer vacilação ou qualquer dúvida e a luz se extingui para sempre. Entretanto, se você crê, sua luz resplandecerá tão brilhante como o sol que inevitavelmente se elevará, quando a noite tiver acabado.
A aparição da Lua numa leitura quase sempre significa que algo não é como parece e que será necessário vigiar e afinar a percepção para encontrar o que está oculto, antes que seja demasiado tarde. Numa boa leitura, a Lua mostra que nem tudo é tão maravilhoso como você poderia pensar. Talvez a pessoa idealize a situação e ignore o fato de que, junto ao êxito, existe a possibilidade do fracasso. Uma leitura negativa no Tarot que inclua a Lua costuma mostrar que você deve permitir que sua imaginação voe distante de você e que as coisas não são tão más como parecem. Em ambos os casos, devem abrir os olhos e ver o que na realidade acontece.
Esta carta também pode mostrar momentos em que você não está seguro do seu destino, ainda que prossiga viajando. É muito possível que esteja perdido e que tropece na escuridão. Se esperar que saia novamente o sol, o caminho talvez tenha mudado e pode ter perdido a oportunidade. Então, o que deve fazer? A Lua é uma carta do Tarot de intuição e de forças psíquicas, assim que abandonar seus bloqueios mentais conscientes, permita que a sua intuição o guie: ela não apenas lhe revelará o caminho a seguir, como também, em muitos casos, revelará que aprenderá lições sobre você mesmo, que lhe serão muito valiosas em futuras viagens.
A Lua no Tarot
Significado: A Intuição
Tipo: Arcano Maior
Número: 18
Alfabeto Hebraico: ק (Qof)
Significado: Inspiração, imaginação, intuição. Desenvolvimento das faculdades psíquicas latentes. Viagem astral. Perigo não previsto, algum inimigo oculto. Má sorte para algum ser querido.
Inverso: As considerações práticas controlam a imaginação. Não é tempo de aventurar-se. Ceticismo. Rejeição a todo o intuitivo. Atitude estritamente "científica".