27 de jul. de 2023

A Estrela no Tarot

Quando toda esperança parece perdida, ela reaparecerá para provar que na realidade não perdemos nada, salvo, talvez, a visão do caminho até o discernimento. E na essência dessa visão, a Estrela do Tarot iluminará nosso caminho. Sua luz não é um brilho deslumbrante como o relâmpago da Torre, senão um esplendor suave que aquece e conforta, mas sem queimar nem destruir, afinal, ambas as energias vêm do mesmo lugar dos planos superiores. Desde que o relâmpago da Torre destruiu o falso caminho que seguíamos, a luz da Estrela, mais suave e mais amável, nos guiará até o caminho correto. 

Em termos de simbolismo do Tarot, esta carta é similar à Temperança: há uma figura junto ao lago, com duas vasilhas, mas, enquanto na Temperança, os conteúdos das mesmas se misturam ente si, aqui se misturam com as águas do eterno espírito divino. Quando não puder sair por si mesmo, a Estrela lhe diz que olhe para os céus em busca de guia, que olhe a faísca de divindade que há no seu interior que antes não havia podido ver nem reconhecer. 

Cada um de nós tem dentro de si um pequeno pedaço da Estrela, que espera verter sua luz sobre o mundo para iluminar o caminho. Este é o significado das palavras de Crowley: "Todo homem e toda mulher são uma estrela". Talvez o símbolo mais interessante na Estrela do Tarot Universal de Waite, seja o lago. Em alguns baralhos de Tarot, a mulher nua está em pé, dentro da água, mas neste, como São Cristóvão, gigante de origem alquímica que, todavia, pode ser visto em muitas catedrais góticas, a mulher da Estrela tem um pé na água e outro em terra firme. São Cristóvão traz às costas o Menino Deus, a estrela indica o lugar do seu nascimento. Curiosamente, o pé direito da figura descansa sobre a superfície da água, mas não a rompe. 

Uma vez que a fé toma seu poder, as águas do inconsciente são capazes de apoiar a mente consciente. A milagrosa capacidade de caminhar sobre a água simboliza a capacidade de confiar noutro poder, seja nos céus ou em si mesmo. Quando se consegue ter confiança, qualquer coisa é possível. Há poucas cartas mais positivas do que a Estrela, porque, quando aparece em nossa vida, representa nada menos que um farol de esperança e inspiração. Nos momentos de obscuridade, mostra-nos que há um caminho para sair dela e nos diz que devemos nos preocupar, já que a luz e a liberdade estão próximas. Tudo de que necessitamos é algo onde depositar nossa fé. 

Confie em você mesmo e nos poderes que você crê que controlam o universo para que o ajudem a superar os momentos difíceis. Deixe que a energia infinita da Estrela o aqueça e rejuvenesça sua alma, proporcionando-lhe a força e a claridade de objetivos necessários para continuar seu caminho.

No entanto, é importante ter consciência que a Estrela no Tarot nunca é uma carta que mostra a solução final a qualquer problema. Apenas ensina a esperança e a fé para que se chegue onde quer que vá; sem esperança não podemos começar nada, ela é o começo. Agora que já está inspirado, ainda lhe resta muito trabalho a fazer para que sua visão se manifeste. Deve combinar a solidez da sua existência material com as águas das suas emoções e a luz do seu espírito. Este é um momento em que podem ocorrer os milagres; tire os sapatos e ponha-se na lagoa, confiante em que a água o sustentará até chegar ao outro lado.

A Estrela no Tarot
Significado: A Esperança
Arcano Maior
Número: 17
Alfabeto Hebraico: צ (Tsadi)

Significado: Inspiração, visão, esperança. Idealismo. Ajuda desinteressada. Dons espirituais. Grande amor, dado ou recebido.

Inverso: Pessimismo, dúvidas, impedimento. Ódios, irritabilidade. Falta de percepção. Possibilidade de doença mental ou física. Pode representar uma pessoa caprichosa e egoísta.

>> VEJA O RESTANTE DOS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário