27 de jul. de 2023

A Torre no Tarot

Algumas vezes, quando se aceita e se acolhe, a sabedoria divina flui sobre nós com a liberdade de um tranquilo rio. Noutras ocasiões, empenhamos em bloqueá-la, até que surge enfurecida com a força de uma tempestade, destruindo o que encontra no seu caminho, inclusive o próprio receptor desta sabedoria. Esta é a energia que nos mostra a carta da Torre no Tarot, uma energia muito similar a da Morte, dado que ambas são forças destrutivas e criativas. 

Quando um edifício está velho e decrépito, deve ser demolido para que uma nova estrutura possa ocupar seu lugar. Eis o que sucede com a simbólica Torre. Quando as atitudes, as crenças antigas se tornarem obsoletas, teremos de nos desfazê-las, quer isso nos agrade, quer não. Na maioria dos casos ocorre isso, as pessoas não querem renunciar às suas ideias e se aferram a elas como a criança pequena ao seu apreciado cobertor de segurança. Na realidade, esta tentativa de manter a segurança não assegura nada, exceto uma acidentada mudança que nos arrancará dolorosamente aquilo que nós não descartamos por vontade própria. 

Entretanto, há aqui algo importante. O poder da alma e da mente é muito maior que a energia física e sempre poderá levar-nos a qualquer lugar. O cobertor deve ser retirado para que o menino possa encontrar poder e segurança no seu interior, em lugar de encontrá-lo em algum objeto material. Quando você crê que os objetos materiais são mais poderosos que o espírito e a mente, começa a construir uma torre de falsidade com uma base muito instável. Se, por algum milagre, não se desmorona por seu próprio peso, chegará o momento em que você mesmo a empurrará sobre si. 

A Torre no Tarot cai, não por que o destino assim o diga, mas porque algo no seu interior já não pode resistir à tensão que deve suportar. Cedo ou tarde ruirá. Esta é uma experiência humilhante, porque sua lição é que ninguém é invencível. O problema para a maioria das pessoas é o fato de se concentrarem no negativo e ignorarem a grande oportunidade que se lhes é dada. O fogo da Torre queima tudo que é negativo e obsoleto, e deixa todo o positivo, todo o necessário para começar sua vida outra vez e recolocar tudo o que se perdeu. 

Na essência, esta é a energia da Morte e da Temperança combinadas no Tarot, porque na Torre se desfaz e se constrói ao mesmo tempo. Tão rápido quanto as figuras humanas aterrizam nas pontiagudas rochas da realidade, receberão o influxo de sabedoria de que necessitam para sobreviver. E com esta sabedoria à sua disposição, poderão dar o primeiro passo de regresso ao caminho verdadeiro do discernimento: construir uma Torre mental, mais que física, que os leve até o céu. Quando você é forçado a aceitar a sabedoria, ou quando deve desfazer a ignorância, aparecerá a Torre para permitir-lhe que se prepare. 

Se preferir deixar que vá o que já não necessita e aceitar o que sim, as coisas caminharão mais suavemente e sem frustrações. Não obstante, se ignora a advertência da Torre no Tarot e se aferra ao status quo, prepare-se para uma queda. Deixou-se ficar adormecido e este é o seu despertador espiritual. Quando aparecer a Torre, saiba que o que parece ser muito seguro, na realidade não o é. Uma mudança lhe está destinada, nem trate de lutar contra ela, já que todas as mudanças sucedem porque são necessárias. 

Num nível interior, a destruição da Torre é o colapso desta fortaleza chamada de ego. Quando você constrói um muro para esconder seus segredos ou para ocultar seu eu real, deve saber que, cedo ou tarde, esta parede virá abaixo. As fantasias são particularmente propensas a serem aniquiladas pelo poder desta carta; a Torre as dissipa como o calor do sol afasta a neblina. As fantasias ou as ilusões não o ajudarão em nada para o lugar a que se dirige, por isso, é melhor deixá-las agora. Não ponha sua fé em ilusões de segurança; a coroa desta carta no Tarot deve estar sobre uma cabeça humana ou sobre uma torre de pedra fria.

A Torre no Tarot
Significado: A Destruição do Antigo
Tipo: Arcano Maior
Número: 16
Alfabeto Hebraico: פ (Pe) 

Significado: Perigo, conflito, catástrofe. Destruição das estruturas obsoletas e das velhas ideias. Mudança brusca no modo de viver. A ambição egoísta está a ponto de criar um estalido. Quebra nos negócios.

Inverso: Acusações falsas. Opressão. Catástrofe menor.

>> VEJA O RESTANTE DOS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário