20 de jul. de 2023

A Força no Tarot

O título desta carta no Tarot é enganoso, pois a maioria das pessoas tende a pensar na força como uma propriedade do corpo físico. Entretanto, esta não é uma carta da força bruta, porque nenhum dos Arcanos Maiores se aplica de maneira direta ao corpo físico. Estas são cartas de ideias, sentimentos e crenças. Tratar de fazer com que um Arcano Maior do tarot se represente com corpo forte não teria sentido, mas a força nem sempre se avalia em termos da quantidade de peso que se pode levantar ou quão rápido se possa correr. 

A Verdadeira Fortaleza é o caráter firme e a habilidade, não apenas de controlar as emoções, mas de mostrar-se superior a elas e triunfar sobre nossos impulsos e desejos mais baixos. Esta carta continua a lição do Carro, declara que uma vez que aprendemos a controlar as emoções, devemos manter nos superiores a elas. Muitas pessoas atribuem a esta carta à noção do perdão, da compaixão e da criação, mas não é isto o que se revela com a Fortaleza. E uma carta de Fogo e, portanto prejudicial a todas as emoções. 

As únicas qualidades que abundam na Fortaleza são o valor e a paciência. Nenhuma delas é na realidade, uma emoção, é apenas uma maneira de atuar e de fazer, que não estão mitigadas pelos sentimentos. A valentia é a antítese do medo; a paciência, do controle dos desejos mundanos. Aqui não existem emoções, somente determinação e ação A simbologia do leão é muito comum e muito apropriada para a Fortaleza. O leão é a "besta interior", o desejo violento que há dentro de cada um de nós e que deve ser controlado ou, pelo contrário, se libertará para manifestar-se ao mundo. A imagem da mulher abrindo as mandíbulas do leão demonstra tanto valor como paciência; não se deve temer o leão, deve-se esperar que se canse antes de poder exercer sua vontade sobre ele. Podemos ver na jovem a pureza da donzela e o poder da fera interior, a quem ela trata de controlar. Necessita de paciência para vencer o leão, porque seu poder não é a força física bruta. Tem muito pouca força, não obstante, pode aplicar uma pressão suave. mas constante e o fará até que o leão se submeta à sua vontade superior. Mostra certa determinação e a convicção de que ainda os resultados pequenos terão um grande efeito se for continue do, como um gotejar constante furaria a mais dura pedra. A Fortaleza não é uma carta de compaixão e amor, mas uma carta de poder calmo, porém inequívoco. Esse poder irradia da alma, e, para um estado consciente desse poder, não pode existir resistência nem derrota.

As qualidades da Força do Tarot já estão em você, esperam para aparecer, uma vez que haja dominado todas as suas emoções equivocadas e estiver pronto para seguir as tarefas espirituais que se encontram mais adiante. Sua lição principal é (se deseja tomar consciência da sabedoria espiritual e da intuição): as emoções devem ser transcendidas. Os murmúrios intuitivos costumam ser afogados pelo rugido das emoções, preocupação e pelo medo. Somente quando estes tiverem sido eliminados ou emudecidos, poderá ser criado o necessário silêncio. Conquiste seus medos, controle seus impulsos e nunca perca a paciência com você mesmo, nem com o que faz. Um dia verá a sabedoria.

A Força mostra-nos a mente dominando sobre a matéria, a vontade superior sobre os desejos inferiores. Não importa quão forte pareça a fera que existe no seu intimo, você tem o poder de controlá-la e de submetê-la à sua vontade. Isto não se pode fazer com força física ou com excessiva pressa; é um processo lento e difícil. Não obstante, quando aparecer esta carta, pode ficar seguro de que terá a resistência suficiente para ver o final desta tarefa. Se estiver pressionando com demasiada insistência, a Força nos mostra a necessidade de um retiro momentâneo e de ser paciente. O esclarecimento virá apenas quando for o momento oportuno, não se pode apressá-lo.

A Força no Tarot
Significado: O Domínio do Espírito
Tipo: Arcano Maior
Número: 8
Alfabeto Hebraico: ט (Tet)

Significado: Força de caráter, o poder espiritual vencendo o poder material. O amor triunfando sobre o ódio. A natureza superior sobre os desejos mundanos e carnais.

Inverso: Domínio do material. Esquecimento do espiritual. Discórdias. Carência de força moral. Abuso do poder. Temor do desconhecido existente em si mesmo.

>> VEJA O RESTANTE DOS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário