24 de jul. de 2023

O Eremita no Tarot

Quando à nossa mente vierem perguntas sobre a natureza da existência e o propósito da vida, as respostas não as encontrarão no mundo físico. Só podem ser encontradas em nosso interior. Se você se elevou acima dos seus desejos e das suas emoções é porque eles já não lhe serão úteis na sua viagem. Agora é como o Eremita do Tarot, que busca apenas as respostas. A partir de agora, o Eremita será guiado somente pelos murmúrios da sua Voz Interior e pela luz da sua lâmpada. Em algum momento também abandonará a lâmpada, porque é artificial e, portanto, temporal. Sua própria luz interior deve aprender a brilhar na ausência da luz de outros. 

Para que surja a verdadeira sabedoria, não pode haver distrações. Qualquer preocupação mundana, sem importar quão pequena e transcendente que possa parecer, será ouvida como gritos que afogam a silenciosa luz interior. Entretanto, também devemos livrar-nos da confusão interior, não apenas da externa. O isolamento e a separação do mundo são de grande ajuda. Este é o caminho do Eremita que se introduz na obscuridade para que a luz lhe seja revelada quando estiver preparado. Como o Louco, ele está outra vez si, separado de todos os demais. E, desta vez, não apenas por escolha, mas sim por necessidade. Geralmente, visto que aprendeu as lições e reconheceu sua verdadeira sabedoria, o Eremita recolhe sua lâmpada e torna ao mundo real para ajudar a outros, para que também sejam conscientes do seu próprio potencial. Todavia, o Eremita do Tarot não é um mestre, não instruirá seus alunos, nem lhes falará sobre suas experiências de solidão e de isolamento. Devem experimentá-lo por si mesmos, já que a sabedoria aprendida apenas escutando de outra pessoa não é sabedoria. 

A verdadeira sabedoria e a verdadeira iluminação sempre vêm do interior. Um mestre pode contar a seu aluno como encontrou a sabedoria, mas o aluno deverá ir e encontrá-la por si mesmo. A sabedoria não se presenteia. Conquista com o sacrifício cotidiano e vivendo as experiências que nos traz a vida. Entretanto, as lições da vida não podem ser apressadas nem podem ser forçadas, nem se fazer que passem antes que tenha chegado o seu momento. O conhecimento converte em sabedoria através do sacrifício. Tudo o que deixar aqui, se decidir seguir a chamada do Eremita, aqui permanecerá até seu regresso. Você será o único que terá mudado. 

O surgimento do Eremita é uma chamada para aprender mais a respeito de você mesmo e da natureza da sua existência. Todas as pessoas recebem esta chamada em algum momento de suas vidas. Aceite-o como sendo um sinal de que seus problemas e seus assuntos mundanos podem esperar, há um trabalho mais importante no seu interior que tem que ser feito agora. Normalmente, isto deve se referir a algum problema que deverá ser solucionado, ou a uma parte da sua natureza da qual deve tratar antes que prossiga com a situação atual. 

Somente em circunstâncias estranhas se referirá a uma transformação espiritual, mas quando assim ocorrer, saiba que será uma mudança poderosa, que requererá muito esforço e compromisso. Inclusive, poderia ser mister um retiro de certa duração. O Eremita também pode mostrar-lhe que está chegando um mestre em sua vida. Esta pessoa não lhe ensinará abertamente, mas lhe mostrará como encontrar dentro de você mesmo as respostas que procura. Talvez seja você o mestre que indica o Eremita, em cujo caso deverá ser cuidadoso para não pregar ao aluno, mas sim para guiá-lo. Sua sabedoria não é a do seu aluno, e deve aceitá-lo antes que se produza alguma aprendizagem. 

Se tiver dúvidas, saiba que toda a sabedoria de que necessita já está no seu interior, apenas esperando para sair. A luz não virá, a menos que a busque, porém, quando o fizer, você verá que tinha dentro de si mesmo todas as respostas.

O Eremita no Tarot
Significado: O Guia Eterno
Tipo: Arcano Maior
Número: 9
Alfabeto Hebraico: י (Yod)

Significado: Iluminação, conselho silencioso e prudente. Discrição. Sabedoria que nos vem do alto. Instrução por parte de um experto. Necessidade de uma viagem - real ou figurada - para obter certa sabedoria. Encontro com um guia.

Inverso: Negação para escutar a sabedoria. Imaturidade. Obscurantismo. Conselhos imprudentes. Receio de envelhecer ou rejeição à maturidade.

>> VEJA O RESTANTE DOS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário