22 de jan. de 2019

O Lugar Natural - Aristóteles

Lugar Natural - Aristóteles
Por que algumas coisas (como as pedras) caem, enquanto outras coisas (como o fogo ou a fumaça) sobem? Porque todas as coisas buscam seu lugar natural. Todo corpo sensível está por natureza em algum lugar, e há um lugar próprio para cada corpo, o mesmo para todo ele e para uma de suas partes; por exemplo, o mesmo para toda a terra e para um pouco de terra, para o fogo e para uma centelha.

(…)
… o lugar [natural] da totalidade da Terra e o do menor pedaço de terra está para baixo, e o lugar do fogo total e de uma centelha está para cima. (…) todo corpo pesado se move por natureza até o Centro [do mundo] e o leve até o alto.
(…)
Os deslocamentos dos corpos naturais simples, como o fogo, a terra e outros semelhantes, não somente nos mostram que o lugar é algo, mas também que exerce um certo poder. Porque cada um desses corpos, se nada o impede, é levado até seu lugar próprio, uns até o alto e outros até o baixo.
(…)
Esta é a razão pela qual o centro do Universo, e o limite extremo do movimento circular do céu com respeito a nós, sejam considerados como o “acima” e o “abaixo” no sentido mais estrito, já que o centro do Universo permanece sempre em repouso (…). Assim, dado que por natureza o leve se desloca até acima e o pesado até abaixo, o limite que contém uma coisa com respeito ao centro do Universo, e o próprio centro, são o “abaixo”, e o limite extremo, e a extremidade mesma, são o “acima”.

(ARISTÓTELES. Física)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário