15 de ago. de 2018

Orixá de Cabeça - Uma descoberta simples e complexa


Por: Fernando Ribeiro (Pirro D'Obá)

Muitas pessoas perguntam a respeito de como saber quem são seus Orixás de cabeça. Ou seja, por descobrirem, a partir da perspectiva umbandista, que todos os seres humanos carregam Orixá de Cabeça, que permeiam suas existências, ficam curiosos em desvendá-los.
Boa leitura!!!

Orixá de frente, djuntó, ancestral


Descobrir o Orixás de frente, o Orixá djuntó e o Orixá ancestral significa para muitos a oportunidade de entrar em contato com novas possibilidades de autoconhecimento, reflexão sobre si, sobre sua relação com o mundo e o universo. 

Mas não é tarefa fácil saber quem são, cada terreiro adota uma filosofia sobre esse tema. Alguns terreiros nem Orixás cultuam e outros terreiros utilizam de mecanismos específicos para revelar aos umbandistas quem são seus Orixás.


Descobrindo Orixá de Cabeça no Terreiro


Cada sacerdote adota uma postura. Alguns utilizam de oráculos como o jogo de búzios, outros recorrem aos guias chefes do terreiro, outros transferem essa responsabilidade a médiuns clarividentes da casa.

Antes de mais nada, a pessoa que quer saber seus Orixás precisa entender que frequentando um terreiro e se iniciando como médium é uma das possibilidades de se descobrir. Ali ele terá todo aparato para isso, receberá as consagrações de batismo e logo depois a revelação será feita.

Porém, cada ser humano vive uma situação e uma circunstância diferente. Alguns vivem em cidades onde não existem terreiros. Outros não encontram terreiros condizentes com suas filosofias de vida. E nem por isso podemos dizer que é impossível descobrir quem são seus Orixás de cabeça.


Mas, é possível que se descubra sim. É necessário antes de mais nada que você tenha em mente que o Orixá na Umbanda não se trata de um arquétipo ou um ser corpóreo, mas sim energias da natureza que regem os seres, os planetas, o espaço. Sendo assim, todos nós somos regidos pelos Orixás desde a primeira fagulha da nossa eternidade.

Cada ser humano tem um caminho específico para descobri-los. Alguns preferem terceirizar para que sacerdotes lhes digam essa informação, e mesmo assim muitas vezes não se identificam. Se olham no espelho e tem a convicção de que são filhos de Obaluaê, mas no terreiro lhe disseram que era Ogum. Isso realmente acontece, pois os oráculos e os diversos sistemas de adivinhações estão passíveis de erros.


Descobrindo Orixá de Cabeça por si mesmo


Uma das formas de saber os Orixás que lhe acompanham é você buscar informação a respeito do panteão que a Umbanda carrega em seu culto. 

Se aprofundar a respeito da carga simbólica e o que cada Orixá rege, saber sobre o que eles são responsáveis na natureza, como se manifestam, entender as características de seus filhos tanto em ações como em pensamentos. Esse é um passo fundamental para que você crie bases para receber a informação que Deus está querendo lhe passar. Muitos estudiosos da Umbanda escreveram a respeito e quanto mais informação você tem, mais fácil de descobrir fica. 

Depois de muito pesquisar e entender. Acenda uma vela ao seu guardião, peça proteção. Acenda uma vela ao seu anjo de guarda, peça luz. Daí por diante você poderá acender velas para cada um dos Orixás do panteão umbandista. Orar para cada um, entrar em contato com cada energia, pedir para que possa adentrar nos mistérios espirituais que permeiam sua vida. 

Parece simples, mas em determinados Orixás você perceberá uma relação diferente, alguns provocarão um arrepio nas costas e a abertura das narinas, sua respiração será impulsionada. E o conselho que eu dou é que você registre essas reações.

Esse simples ritual sendo praticado semanalmente lhe abrirá muito a consciência para perceber quais são os 3 Orixás que estão no seu Orí. Intensificando essa relação, acendendo as velas e orando, verá que cada um desses 3 lhe trazem sensações e comportamentos diferentes.


Sensações ao descobrir seu Orixá de Cabeça


O Orixá que lhe acalma é seu Orixá ancestral, aquele que lhe traz razão é o seu adjuntó, e aquele que acelera seu batimento e sua respiração é o de frente. Simples e complexo assim como a Umbanda é.

Essa, é só uma das maneiras de se descobrir os seus Orixás de cabeça. Existem outras como dito acima, e essa descoberta dependerá muito mais do seu ato de fé do que de qualquer outra coisa. 

Se você confia que é no terreiro que lhe dirão essa informação e você bota fé nisso. Prossiga.

Se você confia que Deus lhe traz a revelação de acordo com a sua ânsia por autoconhecimento. Prossiga.

Só nunca deixe que ponham a mão em seu Orí ou que lhe obriguem a acreditar em coisas que em seu íntimo você não acredita.

Seja antes de tudo você senhor do si mesmo. A Umbanda é uma religião libertadora, que quer ver você livre, aperfeiçoado, em constante estado de evolução.


Um comentário:

  1. Fernando, na tua opinião qual é a relação destes três Orixás com o teu mentor espiritual ?

    Um exemplo: Frente Iansâ, Juntó Xangô, Ancestral: Oxóssi. o mentor da pessoal poderia ser um Preto Velho por exemplo ? Como tu explica essa situação ?

    ResponderExcluir