Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco
comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada “de lado”
dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim. Tabu dentro da religião, poucos trabalham com essas
entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos
lugares, duvidar-se muito da existência deles.
Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do
ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e
sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em
casas que não aceitam Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que
ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, “se sem Exu não se faz nada,
sem Exu Mirim menos ainda”.
Não nos chega dentro da cultura dos Orixás (nagô) um culto a
uma divindade ou “Orixá Exu Mirim”, assim como não nos chega a existência de
um “Orixá Pombagira”. Apesar disso, sabemos da existência de um Trono
responsável pela força e vigor na Criação (Exu/Mehor Yê), assim como existe uma
divindade – trono responsável pelo estímulo em toda a Criação (Pombagira/Mahor
Yê). Sendo assim, também existe uma divindade fechada e não revelada, que sustenta
a força da linha de Exu Mirim. Seria o “Orixá Exu Mirim” responsável por
criar meios ou situações para o desenvolvimento do intelecto e o amadurecimento
das pessoas (fator complicador). Dessa forma, enquanto Exu vitaliza os sete
sentidos da vida e Pombagira estimula-os, Exu Mirim traz situações e
“complicações” para que utilizando o vigor e estimulações possamos vencer essas
situações e evoluirmos como espíritos humanos.
Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o
Orixá – Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho
formada por espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim
fazemos com o mistério Exu Mirim, pois o acessamos através da linha de
trabalho Exu Mirim, formada por “espíritos encantados” ligados a essa
divindade regente.
Os Exus Mirins (entidades) apresentam-se como crianças
travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos,
pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito
diferentes da nossa.
Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar
sempre dentro do bom senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira
casa de Umbanda, eles sempre manifestam-se para a prática do bem sobre
comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.
Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus Mirins como os Pretos Velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e
Damião.
Trazem nomes simbólicos análogos aos dos “Exús – adultos”,
demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem.
Assim, temos Exús Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha,
Calunguinha, Porteirinha, etc, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca,
Malagueta, etc, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos
outros, chegando ao ponto de termos Exús Mirins atuando em cada uma das Sete
Linhas de Umbanda.
Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam-se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam-se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor vermelha/preta, etc.
Uma força muito grande que Exu Mirim traz, é a força de
“desenrolar” a nossa vida, levando todas as nossas
complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para
acharem e revelarem trabalhos ou forças “negativas” que estejam atuando contra
nós, “desocultando-as” e acabando com essas atuações.
A Umbanda vai além da manifestação de espíritos
desencarnados, atuando e interagindo com realidades da vida muitas vezes
inacessíveis a espíritos humanos. Exu Mirim muitas vezes tem acesso a campos
e energias que os outros guias espirituais não têm.
Lembrem-se que a Umbanda é a manifestação de “espírito
para a caridade” não importando a forma ou o jeito de sua manifestação.
Para aqueles que sentirem-se afim com a força e tiverem
respeito, com certeza em Exu Mirim verão uma linha de trabalho tão forte,
interessante e querida como todas as outras.
Por: Lila Menezes
Fonte. www.deldebbio.com.br
Por: Lila Menezes
Fonte. www.deldebbio.com.br