24 de out. de 2016

O que é Mironga de Umbanda?

Mironga é um termo surgido da palavra “Milonga” do Quimbundo, língua falada em Angola pelos Ambundos. Refere-se a mistério, segredo. Palavra bastante usada nos cultos bantos (Grupo etno-linguístico localizado principalmente na África subsaariana que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos diferentes). Confira o vídeo que fizemos sobre a Mironga na Umbanda:
Em especial, na religião de Umbanda, tornou-se termo que designa aquele que faz mironga, ou que é mirongueiro. Ganhou significado de feitiço, manipulação de energias.
É em si magia das mais variadas aplicações cósmicas com finalidade de cura, abertura de caminhos, claridade das ideias e sanidade mental. É conhecimento milenar dos Mironga na Umbandamagos que pela Terra passaram em outras eras. É um processo magístico efetuado por aqueles que em outras vidas foram iniciados nos mais variados conhecimentos místicos e ocultos da natureza, e que aplicam a alquimia astral em favor da mudança dos estados de energia nos mais diversos planos, dimensões e densidades de manifestação da vida e do espírito imortal dos seres.

Através dos Pretos Velhos a mironga se adequou aos termos primordiais da Umbanda. E dessa forma passou a ser utilizada única e exclusivamente para prática da caridade socorrista, com humildade e serventia ao próximo, na intensão de trazer alento e conforto aos que sofrem pelas mais diversas causas.

A mironga no plano físico e material se utiliza a princípio de 4 elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar (elementos presentes no café, no cachimbo, na fumaça, nos ramos de arruda e guiné, etc). Porém, com a chegada do Baiano como linha de trabalho na Umbanda a partir dos anos 60 e 70, acrescentou-se o elemento “madeira” as mirongas de Umbanda. A madeira do coco que o Baiano utiliza nas giras umbandistas é um elemento hiperpoderoso, pois como sabemos a madeira representa aquilo que germinou, floresceu e se consolidou, ganhou forma e um lugar no mundo. A energia atômica da madeira é uma fortaleza por excelência.

A diferença das mirongas de Pretos Velhos e de Baianos estão no fato de que as práticas mirongueiras dos Pretos Velhos buscam doar discernimento, limpeza física e espiritual, ascensão filosófica aos seres. Enquanto que a Mironga do Baiano traz essencialmente a força necessária para encarar desafios, enfrentar tempestades com a dureza que o Nordestino carrega como ninguém.

A mironga é um fundamento de Umbanda. Tem em si aspectos variados, mas que em nossa religião só traz o bem aplicado a leis Humanistas dos Terreiros.

LEIA TAMBÉM:

9 comentários:

  1. Excelente texto. Lembra-me uma frase que meu amado Pai Joaquim diz pras pessoas: "Sou mandingueiro, quizumbeiro e catimbeiro". Adorei as almas

    ResponderExcluir
  2. Gratidao pelo texto, bem explucatexp. Bons dias!

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pelo texto, bem explicativo. Bons dias.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a forma como o texto foi escrita a, com comparações e diferenças entre os pretos velhos e os baianos.
    Muito obrigada por compartilhar conosco a informação

    ResponderExcluir
  5. Texto postado em 2016... eu aqui em 2020 tomei conhecimento, em todos os sentidos. Obrigado por ainda existir tal explicação.

    ResponderExcluir
  6. Uma pessoa falou comigo que mironga é dinheiro e inclusive já vi entidades dessa pessoa se referir a mironga como dinheiro.
    Está certo ou não?
    Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
  7. Que texto maravilhoso, gostei muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  8. Ricardo da Silva Ferreira14 de maio de 2023 às 13:16

    Muito interessante, sanou a dúvida que eu tinha com relação aos termos mironga e mirongueiro !

    ResponderExcluir