19 de nov. de 2015

Características dos filhos de Obaluaê

Orixá das doenças e da cura, Obaluaê (manifestação jovem - guerreiro, caçador, lutador) ou Omolu (manifestação velha - sábio, feiticeiro, guardião), como é mais conhecido, representa a manifestação de Deus entre o mundo terrestre e o espiritual. Temido na maioria dos terreiros, sua fama como senhor das pestes, das doenças contagiosas ou não, ele, na verdade, é o médico dos pobres.

Além do texto abaixo, fizemos um vídeo falando sobre as 7 características principais dos filhos de Obaluaê, confira:


Reza a lenda que era filho de Nanã, que o abandonou por ser doente, sendo criado por Iemanjá que o alimentava com pipoca sem sal acrescida de mel para melhorar o gosto, e passava azeite de dendê em suas feridas para aliviar a dor e coceira.

Sua representação visual é revestida de mistério, pois é o Orixá que cobre o rosto com o Filá (de palha da Costa). É proibido ver o seu rosto devido à deformação feita pela doença e pelo respeito que devemos a esse poderosíssimo Orixá.


  • Filhos de Obaluae no Físico e Temperamento



São pessoas de estatura pequena ou média com tendências a autopunição, um austero código de conduta e possíveis problemas com os membros inferiores, em geral, ou pequenos outros defeitos físicos.

São pessoas sérias, muito misteriosas e um tanto discretas. Costumam ter poucos amigos, porém conhecem muita gente pelos relacionamentos profissionais que estabelece ao longo de suas vidas. Muitos consideram que os filhos de Obaluaê aparentam ter mais idade do que verdadeiramente possui, isso porque, além de serem pessoas bastante caseiras, são tímidas e introspectivas. Vivem em seu mundo. Tudo o que traz algo de oculto e místico atrai os filhos de Obaluaê. Gostam de estudar coisas misteriosas, meditação, banhos de cheiro, enfim, tudo o que mexa com as forças do universo, faz parte de sua vida. São admirados pelo seu grande poder de decisão. Diante de um problema não se deixam abalar. Analisam tudo muito bem e mesmo quando todos dizem que não vai dar, eles encontram a solução.

Sua marca mais forte não é a exibição de seu sofrimento, mas o convívio com ele. Ele se manifesta numa tendência autopunitiva muito forte, que tanto pode revelar-se como uma grande capacidade de somatização de problemas psicológicos (isto é, a transformação de traumas emocionais em doenças físicas reais), como numa elaboração de rígidos conceitos morais que afastam seus filhos do cotidiano, das outras pessoas em geral e principalmente os prazeres. Sua insatisfação básica, portanto, não se reservaria contra a vida, mas sim contra si próprio, uma vez que ele foi estigmatizado pela marca da doença (física ou psicológica).

Assim como Ossãe, as pessoas desse tipo são basicamente solitárias. Mesmo tendo um grande círculo de amizades, freqüentando o mundo social, seu comportamento seria superficialmente aberto e intimamente fechado, mantendo um relacionamento superficial com o mundo e guardando sua intimidade para si própria. Oculta sua individualidade com uma máscara de austeridade, mantendo até uma aura de respeito e de imposição, de certo medo aos outros. Pela experiência inerente a um Orixá velho, são pessoas irônicas. Seus comentários porém não são prolixos e superficiais, mas secos e diretos.

Entretanto, podem ser humildes, simpáticos e caridosos. Assim é que na Umbanda este Orixá toma a personalidade da caridade na cura das doenças, sendo considerado o "Orixá da Saúde”.

O filho de Obaluaê é fechado, rústico. É freqüentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços. Geralmente é um pessimista, as vezes amargo, melancólico. Mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas. Quando desiludido, reprime suas ambições, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária, de mortificação. 

É lento, porém perseverante. Firme como uma rocha. Não gosta de mudanças. É vingativo, cruel e impiedoso quando ofendido ou humilhado.

Essencialmente viril, por ser Orixá fundamentalmente masculino. Os filhos de Obaluaê, apesar de parecerem pessoas distantes, seguras de si e uns tanto insensíveis, guardam uma tempestade de sentimentos que, muitas vezes, não conseguem colocar para fora. Precisam buscar meios de liberar essa tensão em esportes como artes marciais. Fazer teatro também pode ajudar, pois fará com que trabalhem todos os tipos de sentimentos. Os sentimentos fortes de amor e solidariedade podem se transformar em energia de cura através de suas mãos. Não devem ter medo de soltar seus sentimentos num trabalho assim e verão sua luz brilhar.

Quando estão num ambiente que gostam de estar são extremamente alegres, perseverantes, pacientes e amorosos, tiram a roupa do corpo para agradar uma pessoa, tratam o dinheiro pelo lado do prazer, da satisfação. Extremamente fiéis a uma causa. A justiça para os filhos de Obaluaê não é a dos homens e sim a de Deus (Olorun), super limpos e vaidosos, ao contrário de muitos arquétipos, são na maioria muito bonitos, se não fisicamente, são espiritualmente e ainda tem grande afinidade pela atração que exercem nas pessoas. Tem uma capacidade mental atualizada ao seu tempo.



  • Filhos de Obaluae no Amor e Casamento



Um certo toque do recolhimento serão visíveis em seus casamentos: não raro se apaixonam por figuras extrovertidas e sensuais que ocupam naturalmente o centro do palco, reservando ao cônjuge de Omolu/Obaluaê um papel mais discreto. Gostam de ver seu amado brilhar, mas o invejam, e ficam vivendo com muita insegurança, pois julgam o outro, fonte de paixão e interesse de todos. 



  • Filhos de Obaluae no Trabalho e Dinheiro



É no trabalho que se realizam por completo. Gostam de estar fazendo algo, de planejar novos caminhos, de criar novas soluções, por isso devem trabalhar na área de administração, engenharia, economia e política, fazem os filhos de Obaluaê se destacar. São ambiciosos e tudo o que fazem é pensando no dinheiro que poderá ganhar, no conforto que desejam ter. Não costumam confiar muito em colegas de trabalho, por isso mantém uma relação fria e distante com eles. Quando tem posição de comando, essa situação se intensifica e os filhos de Obaluaê podem trabalhar quase isolados. Apesar disso, quando trabalham em equipe, surpreendem pela facilidade com que passam seus conhecimentos e pelo verdadeiro desejo de ajudar. Não são egoístas e confiam demais em seu talento.



  • Filhos de Obaluae na Saúde



Levam suas vidas amorosas com discrição. Não gostam de pular de galho em galho. Geralmente namoram pouco tempo e se casam. Não acreditam em alma gêmea, e sim em companheirismo e cumplicidade. Para eles, ter uma pessoa disposta a viver tudo ao seu lado com respeito e tolerância vale mais do que viver uma louca paixão. Isso não quer dizer que não sejam românticos, mas preferem se dedicar carinhosamente para a pessoa escolhida a fantasiar alguém e uma relação que talvez nunca vá se concretizar. Não gastam seus tempos preocupados com traição ou ciúme. Confia em quem ama e ponto final. Se por algum motivo forem traídos, darão uma chance para explicações, mas dificilmente perdoarão o fato. Por mais felizes que estejam com seu relacionamento, existem momentos em que sentem profunda tristeza e precisam ficar sós. Isso passa a impressão à pessoa amada de que não está feliz ao seu lado, porém essa crise vem porque se envolvem com os problemas do mundo e não podendo ajudar acabam sofrendo.



  • O Homem filho de Obaluaê



Para quem gosta de segurança, o filho desse santo é a pedida certa. Companheiro, amigão, solidário e amoroso, procura entender a pessoa amada e dá o melhor de si para fazê-la feliz. Parece mentira que exista alguém assim, mas não se entendermos que este homem é altamente espiritualizado, desligado do lado mesquinho do mundo. 

Com ele não adianta fazer charme: prefere mulheres objetivas, inteligentes e principalmente românticas como ele. Por ser assim, será muito difícil encontrá-lo em lugares badalados e movimentados. Sério e responsável, não gosta de agitos e comporta-se como um cavalheiro até na intimidade. Precisa, mais do que ser desejado, sentir que é amado e necessário à pessoa com quem se envolveu e pela qual nutrirá um ciúme bastante discreto. 



  • A Mulher filha de Obaluaê



De temperamento forte, ela não aceitará nunca um companheiro que a queira dominar, precisa encontrar um homem à sua altura. Sua preferência recai sobre os que são altos, fortes, inteligentes e animados no jogo do amor. Discreta, nunca será a primeira a atacar. Vai observar bem, antes de se aproximar de quem está interessada e, quando se apaixonar, deixará transparecer todo o seu ciúme. 

É aquele tipo de mulher que procurará sempre pixar quem ela flagrou de olho no seu par. Isso porque, quem lhe pertencer, será só dela mesmo e de mais ninguém. Se o parceiro entender isso, terá ao seu lado uma bela figura de mulher, que fará sucesso em festas e reuniões e que, sexualmente, é uma parceira ativa e disposta a inovar sempre nas brincadeiras e jogos de amor. 

No Geral: Convivem melhor com pessoas idosas do que com as mais jovens. Não têm a paciência necessária para suportar arroubos da mocidade. Mesmo os Filhos de Obaluaê com menos idade sempre  procuram pessoas mais velhas para conviver. Não gostam de aglomerações, preferem isolamento, utilizando seu tempo em coisas que consideram de maior utilidade. Raramente se abrem a respeito de seus problemas, preferindo “curtir” a mágoa ou a dor sem participar a ninguém.

24 comentários:

  1. Boa tarde, agradeço imensamente pelo compartilhamento deste lindo conhecimento, porém notei que no campo da saúde não sairam os comentários poderia me confirmar se este orixá está sincretizado com o planeta Plutão?

    Paz e luz

    Marcos Garcia

    ResponderExcluir
  2. Descrição muito boa!!!
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei de quais orixás eu sou, mas eu me indentifico com exatamente TODAS as características de ObaluaÊ/Omulú

    ResponderExcluir
  4. Quase certeza que sou filha de obaluaê. ..

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo compartilhamento, me encontrei no seu trxto.

    ResponderExcluir
  6. Totalmente, sem interrogações ou virgulas, assim sou.

    ResponderExcluir
  7. NÃO mudo uma vírgula, prazer: sou eu mesmo kkk

    ResponderExcluir
  8. E sou eu... Não tem nem o que falar haha, e muito bom saber que existem pessoas como eu nesse mundo horrível

    ResponderExcluir
  9. Se eu pegasse esse texto e desse para alguém ler, falariam que está me descrevendo...
    Totalmente eu....

    ResponderExcluir
  10. Se não for filho dele não sou de mais nenhum.Gente, isso é fantástico!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muitos problemas com bichos sofrendo, bicho morto, e como se eu estivesse sentindo toda dor e sofrimento deles... Isso tem alguma ligação, por eu ter Omolu fomo meu segundo santo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não! só através do Búzios pra saber realmente o seu orixá.

      Excluir
  12. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou exatamente assim.Sou filho deste Orixá.

    ResponderExcluir
  14. Esclarecedor... agora muita coisa faz sentido!!

    ResponderExcluir
  15. Não tenho religião, inclusive sou totalmente contra sangria e oferenda com fluidos de animais. Porém, certa vez fui em um festa de candomblé e me encantei pela imagem de Xapanã com suas palhas longas e seu ar misterioso. Não entendo muito, mas descobri essa semana, através dos búzios que sou filha desse Orixá.
    Não é a toa que fiquei feliz em saber que ele é considerado o "médico dos pobres".
    Sempre tive extremo interesse nas areas da medicina e saúde. Pretendo me formar logo, e ajudar lugares pobres e vilarejos afastados, dando um atendimento acolhedor para as pessoas carentes. Um sonho que tenho desde criança.

    No meu mapa astral, tenho muitos planetas em saturno (incluindo asc, urano, netuno).
    Sempre me consideraram uma pessoa séria e responsável. Não tenho tato com crianças e não desejo ter filhos (talvez futuramente, uma adoção de crianças "maiores").
    Quando tenho problemas emocionais ou psicológicos sempre me ataco de doenças urinárias ou espinhas na pele.
    E apesar de namorar, me sinto extremamente solitária. No fundo, eu amo a solidão.

    ResponderExcluir
  16. Prazer filha do homem mais lindo desse mundo, me descreveu por completo🤣❤❤

    ResponderExcluir
  17. Ainda n terminei de ler o texto e já gostei muito da forma como vc fala sobre, uma forma cuidadosa e mais profunda de ser ver as coisas n apenas copiando e colando como muito sites fazem...
    Já li um texto sobre esse orixá e já segui no insta.
    Descobri recente q sou filho desse orixá e admiro muito ele pela sua força, estou passando por muito problemas de saúde pois n trabalhei minha mediunidade mas muito feliz de ler seu texto, ótimo trabalho.

    ResponderExcluir