2 de ago. de 2023

Obatalá (Oxalá), Oxalufan, e Oxaguian

Obatalá é fruto de uma mitologia que conta a história em que ELE teria sido gerado por Olodumare e Olocum. Olodumare e Olocum tiveram Obatalá e Odudua como filhos. Obatalá recebe a missão de criar a Terra e Odudua a missão de divinizá-la. Obatalá pede permissão para criar os seres humanos, e com o passar do tempo encarna entre os homens trazendo suas mensagens de paz e fé. 

Nas reencarnações de Obatalá, ele ora traz características de anciãos, ora de guerreiros. Suas primeiras encarnações teriam sido em Ifé, cidade Iorubá no estado de Osun, com origens que remontam a 500 a.c.

Obatalá ganha o nome de Oxalufan, pois o culto de Obatalá migra de Ifé para a cidade Ifom, também no estado de Osun, onde até hoje é cultuado, e ganha o nome de Oxaguian na cidade de Ejigbo.
 
Em Ejigbo, o fundador da cidade foi  Akinjole, valente guerreiro que levou de Ifé o culto a Obatalá. Sua existência e sua coragem imprimiram características suas de guerreiro e governante ao arquétipo de Obatalá, e com o tempo lhe deram o nome de Oxaguian (Orixá que gosta de nhames). Conta a lenda que Akinjole plantava nhames e adorava muito comê-los.

Quem ficou conhecido por ter as características de ancião de Obatalá foi o irmão mais velho de Akinjole, Ikire, que se tornou governante da cidade Ifom. 

Oxalufan = Orixá de Ifom
Oxaguian = Orixá do Nhame

Essa história é contada de diferentes maneiras pelo povo de Ifé. Povo que teve parte de seus cidadãos trazidos para as américas durante o período da escravidão, e essas lendas deram então origem aos mitos e lendas do Candomblé brasileiro. Hoje quando falamos de Oxalufan queremos dizer sobre a característica de Obatalá ancião, quando falamos de Oxaguian queremos dizer sobre a capacidade guerreira e persistente de Obatalá. Sintetizamos tudo isso em Oxalá, uma espécie de Self arquetípico que carrega o significado de plenitude que o ser humano busca alcançar em vida com suas crenças espirituais e religiosas. 

Nessa busca humana pela plenitude, as características de Oxalufan seria o exercício da potência litúrgica dos cultos e das mensagens primordiais a respeito da fé. Já as características de Oxaguian seria fé colocada em prática nos ambientes mais densos e transitórios da vida terrena, a praxis religiosa diante o caos, a luta por dirigir o sagrado diante do profano.


Por Fernando Ribeiro (Pirro)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário