21 de ago. de 2023

As Cabaças e Porongos no cultos Afro Brasileiros - Vídeo

 

Um dos grandes mistérios contidos nas religiões afro-brasileiras (Candomblés, Umbandas e Quimbandas) é o uso ritualístico da cabaça. É um elemento muito importante, especialmente dentro do culto de Exu. 

A cabaça é um fruto e suas sementes são comestíveis. Ela é muito versátil e tem diversas utilizações. Contam que num passado muito distante ela talvez tenha se espalhado pelo mundo através dos rios e mares, e quando encontravam solo favorável germinavam.

 Nos ritos de Candomblé, sua utilização é ampla, tomando nomes diferentes de acordo com o seu uso, ou pela forma como é cortada. A cabaça inteira é denominada Àkèrègbè e a cortada em forma de cuia toma o nome de Ìgbá. Cortada em forma de prato é o Ígbáje. Cortada acima do meio, forma uma vasilha com tampa, tomando o nome de Ígbáse, ou cuia do Àse, e é utilizada para colocar os símbolos do poder após a obrigação do Ìyáwó, como a tesoura, navalha, búzios, contas, folhas, etc que permitirão à pessoa ter o seu próprio Candomblé. 

A cabaça representa em muitas lendas africanas o "pote que guarda todos os mistérios da cura, da vida e da morte" e também “Proteção”! Outro mistério é “Expansão e Crescimento”. Espero que gostem desse vídeo!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário