Na maioria dos baralhos de Tarot, aparece de alguma forma a simbologia do vermelho sobre o branco, que se viu primeiro no Mago. A Temperança do desejo (cor vermelho) com a pureza (cor branca), formam uma das manifestações fundamentais desta carta, assim como a inversa (pureza com desejo). O anjo usa uma túnica branca e a parte inferior das suas asas é avermelhada. A pureza de coração e de mente nos dá uma base sólida a qual podemos recorrer, mas apenas através do desejo de crescimento poderemos nos desenvolver.
A Temperança dentro do Tarot também pode referir-se à chegada simultânea de dois diferentes seres que devem funcionar como um. É evidente que isto se refere às relações, mas também às amizades, aos companheiros e a toda classe de compromissos e obrigações. Isso também pode dar-se em nível interno, quando alguém confronta seus desejos mais íntimos e seus temores mais irracionais e, em vez de desfazer-se deles, incorpora-os a si mesmo e, deste modo, torna-se mais forte. Desprender-nos de nossa parte sombria não é o adequado, não obstante, ao aceitá-la, nós a colocamos sob nosso controle. Uma das duas indicações desta carta - a mais frequente, nas leituras refere-se à harmonia consigo mesmo.
A Temperança também representa uma apreciação da moderação através da experiência dos extremos; é como viver a noite mais escura e o dia mais brilhante, a fim de apreciar tanto o crepúsculo como o amanhecer. Apenas quando se veem e se reconhecem ambos os lados "positivo e negativo" poderemos integrá-los em nossa personalidade. Outra indicação desta carta é que você não deve esforçar-se para que se transforme numa pessoa totalmente positiva, ainda que pareça um objetivo muito louvável. A vida busca sempre o equilíbrio e se a todo o momento você trata de ser uma pessoa totalmente positiva, estará lutando contra a corrente. É melhor adotar a moderação e fluir com a própria vida.
As duas situações nas quais a temperança aparecerá com maior frequência, estão no contexto das suas relações com outros e com você mesma. No primeiro caso, costuma implicar uma necessidade de equilíbrio. Um conflito apenas pode ser resolvido através do compromisso e da cooperação, e duas pessoas que reconhecem isto não podem estar em conflito durante muito tempo, porque sempre põem em equilíbrio as coisas antes que se tornem problemáticas. De igual maneira desfrutam dos bons tempos, mas sabem que não durarão para sempre e tampouco se desiludem nos dias obscuros.
Se uma relação parece desequilibrada em algum aspecto, a Temperança deve tornar-se como que um sinal de que deve começar a regularizar as coisas, antes que o desequilíbrio chegue muito longe e que se destruam irrevogavelmente. Antes de conseguir a harmonia nas suas relações com as pessoas que o rodeiam, deve fazer as pazes com você mesmo. Se não se lhes atende, os desequilíbrios internos costumam manifestar-se no mundo físico, sejam estes negativos ou não. Ter um estilo de vida otimista, até o ponto de acreditar- se invencível, conduzi-lo-á a problemas, talvez mais que uma vida de pessimismo e paranoias. Será mais fácil conseguir o equilíbrio se buscar a Voz Interna para que o guie. A Temperança é uma carta de saúde, e quando aparece, demonstra que seu poder interior está preparado para curá-lo e torná-lo mais forte.
A Temperança no Tarot
Significado: A Adaptação
Tipo: Arcano Maior
Número: 14
Alfabeto Hebraico: ס (Samekh)
Significado: Moderação, adaptação, cooperação, trabalho em harmonia com os demais. Boa administração. O que imaginamos ocorrerá. Conseguiram combinações de êxito. Paz interior.
Inverso: Conflito de interesses, combinações desafortunadas. Agressões, querelas, corrupção. Possibilidade de um desastre. Intranquilidade. Desarmonia espiritual.