A imagem da Morte cavalgando sobre seu espectral corcel aterrorizaria qualquer um. Este é o efeito que a aparição desta carta tem sobre a maioria das pessoas, ainda que não deveria ser assim. A Morte é uma das cartas mais poderosas do Tarot. É natural que os humanos temam o desconhecido, por isso, a Morte é nosso maior temor, já que é nossa incógnita maior. A maioria de nós não é consciente de que nossa mente e nosso espírito morrem todo tempo, constantemente rejeitam crenças antigas e adquirem outras novas. Tem-se repetido até a saciedade: a carta da Morte não é uma carta de morte, é uma carta de transformação.
No Tarot, como vida real, a Morte não é mais que uma transição ao nível de vida seguinte. Quer seja que acredite que a alma vai ao Céu ou que volte à Terra para reencarnar-se, persiste o fato de que a alma vive. A vela se extingue, mas apenas porque chega o dia. O rio, que se mostra em muitas versões da carta da Morte, é um símbolo que revela que a vida continua, sem importar os desastres que ocorram. A água do rio chegará ao mar, elevar-se-á às nuvens, logo choverá sobre a terra, para finalmente fluir no rio outra vez. Nada se destrói, porque nada se pode destruir, apenas pode haver transformação.
A única razão pela qual essa transformação representada pela Morte é tão catastrófica é porque, aqueles aos que ela assusta não se dão conta de que esta mudança é benéfica, então a retardam e lutam contra ela. Todas as mudanças se produzem por uma razão e a Morte é uma força absolutamente equitativa. Não discrimina algum grupo, nem perdoa outro: todos são iguais ante a Morte. Por isso, se está ocorrendo mudança grande em sua vida, é possível que você seja a razão dessas mudanças.
De nada serve lutar contra a morte, pois isto apenas piorará as coisas. Como o Enforcado, aceite que as mudanças têm que ocorrer e deixe-as seguirem seu curso. O bispo que está do lado direito da imagem está dando as boas-vindas à Morte, porque conhece a grande transformação espiritual que traz. Quase todas as versões da carta da Morte mostram um signo de ressurreição ou de renascimento. Pode ser este um sol nascente, um ovo ou uma árvore jovem que brota no corpo de um homem morto. Todos estes símbolos indicam que, para progredir na vida, deve morrer nossa antiga forma, assim como a ser-pente muda sua pele velha para revelar uma nova pele brilhante.
Esta é a mensagem da carta: devemos conquistar a Morte mediante a regeneração da alma, quem souber isto, viverá para sempre. Quando aparece a carta da Morte, é possível que no seu caminho surjam grandes mudanças. Em geral, referem-se a algo no seu estilo de vida, uma velha atitude ou uma perspectiva que já não é útil e tem que deixá-la ir. Enquanto o Enforcado é uma carta de sacrifício voluntário, a Morte é de sacrifício forçado, mas não significa que ela não seja para seu próprio bem. As vezes você não pode ver como lhe prejudicam suas atitudes, neste caso, a carta da Morte é uma chamada para despertá-lo.
A Morte não é simplesmente destruição, é destruição seguida de renovação. Ainda que uma porta se tenha fechado, outra se abre. Terá coragem de atravessá-la? Se for assim, antes que siga, tome um momento para olhar para trás. Leva algo que já não lhe seja mais necessário? Deixe-o, antes de prosseguir. Suas velha atitudes estão detendo-o ou o decepcionam com frequência suas grandes expectativas? Desfaça-as, ou permita que a energia aquosa da Morte as arraste para longe de você. Abra-se e desfaça-se de tudo o que já não necessita: medos, vinganças. intolerâncias etc. As flores não podem florescer se a terra estiver cheia de ervas nocivas que obstruem o solo. Da mesma forma, a dúvida e o medo só retardarão sua iluminação espiritual. Permita que saiam agora ou arrisque-se a que a morte as arranque de maneira dolorosa e inevitável.
A Morte no Tarot
Significado: A Transformação
Tipo: Arcano Maior
Número: 13
Alfabeto Hebraico: נ (Nun)
Significado: Transformação, mudança e destruição seguidas de renovação. Morte de uma parte de si mesmo Nascimento de novas ideias e de novas oportunidades. Junto com o Enforcado ou com o As, o 3, 09 e o 10 de Espadas, pode significar morte ou destruição.
Inverso: Medo ou resistência às mudanças, indolência, apatia, estancamento. Há que deixar de lamentar-se pelas velhas estruturas já desaparecidas.