20 de jul. de 2023

A Sacerdotisa no Tarot

De todos os Arcanos Maiores, a Sacerdotisa (também chamada a Papisa) é o mais difícil de qualificar apenas com palavras, já que muitos dos seus poderes e suas habilidades estão cobertos pelo véu do mistério e é difícil que alguém o compreenda totalmente. Cada carta do Tarot diz algo diferente a cada um, mas a Sacerdotisa é a que permite uma série mais ampla de interpretações, porque fala diretamente. Ela é a Voz Interior ao nosso inconsciente. Ela é a manifestação do inconsciente e do mistério em nosso mundo cotidiano. 
Com frequência, o fato de tratar de ver como funcionam estes mistérios destrói seu propósito e a Grande Sacerdotisa deve explicar-se com todo detalhe possível, mas tendo isto em mente. A Sacerdotisa é, sobretudo, a base de onde surge o poder manejado pelo Mago. Ela é o potencial ilimitado que permite a ele transformar e criar o que deseja sua vontade. A chave para descobrir alguns dos mistérios da Sacerdotisa é entender este tipo de equilíbrio, como o equilíbrio entre o potencial e a criação, entre o masculino e o feminino. Em vez de integrar os opostos, a Sacerdotisa os mantém separados e, não obstante, em equilíbrio. Ela é a balança em si mesma; este simbolismo é encontrado em muitos baralhos do Tarot. Não pode existir poder sem este equilíbrio. 

O segundo motivo simbólico que se encontra em quase todas as representações da Grande Sacerdotisa são os símbolos do inconsciente. No Tarot universal de Waite este motivo é especialmente notável, mas, na maioria dos baralhos, figura pelo menos uma imagem lunar, que como sabemos, está vinculada ao inconsciente. A maioria dos baralhos de Tarot que incluem a simbologia dos pilares gêmeos também representa um véu estendido entre ambos os pilares; a Grande Sacerdotisa está entre nós e este véu, como moderadora. Atrás do véu encontram-se os poderes do inconsciente que não podemos entender, mas que, através dela, podemos aprender a controlar. Ela é a porta de acesso aos reinos que nunca compreenderemos nem dominaremos por completo. Apesar de que, para qualquer um seria impossível aprender todos os mistérios e os segredos da Grande Sacerdotisa, ela continua sendo um guia para os que desejam aventurar-se nas profundidades da mente, a fim de descobrir os verdadeiros poderes escondidos no mais profundo do nosso íntimo. Este é o mesmo poder que se representa no Mago, porém, o alcance do poder da Sacerdotisa é mui to diferente. Enquanto o Mago enfoca seus poderes no exterior, para conseguir um efeito significativo no mundo, a Grande

Sacerdotisa no Tarot nos mostra que também podemos usar estes poderes num nível interior, para enriquecer-nos e transformar-nos a nós mesmos. Sem dúvida, estas transformações não são tão espetaculares como as do Mago, porém, quase sempre são mais poderosas.

A Grande Sacerdotisa representa os mistérios do inconsciente e da Voz Interior, e com frequência seu aspecto é um sinal de que a nossa própria intuição trata de enviar-nos uma mensagem. As vezes, o inconsciente nos fala com símbolos, assim como vigia seu ambiente em busca de qualquer coisa que pareça fora do comum. Dito isto, se é preciso que se tome uma decisão importante, a Sacerdotisa, quando aparece, costuma indicar que se você é paciente e está aberto aos sussurros que lhe chegam do seu interior, as respostas lhe serão reveladas. Apenas tem que esperar e receber as mensagens. O ensinamento da Grande Sacerdotisa diz que: "tudo o que você necessita saber já existe no seu interior".

Ao falar da Sacerdotisa no Tarot, tampouco se pode evitar o tema da dualidade. Com frequência este arcano é um signo da sombra, da parte negativa da nossa personalidade que nada vê e de que você mesmo pode não ser consciente. (Neste sentido, o termo "negativo" não se refere ao mal apenas, mas ao oposto da parte positiva e expressiva da nossa personalidade). Se você aceita esta sombra que há em seu interior, os poderes da Sacerdotisa se abrirão para você, se é que deseja usá-los. No maioria das pessoas, o lado da Sombra representa a passividade, portanto, a Sacerdotisa pode decidir pela necessidade de manter-se passiva em alguma determinada situação. Nem sempre é necessário atuar, às vezes os objetivos são atingidos melhor através da inatividade.

A Sacerdotisa no Tarot

Significado: A Sabedoria Oculta

Tipo: Arcano Maior

Número 3

Alfabeto Hebraico: כ (Gimel)

Significado: O futuro desconhecido. As influências ocultas. De especial significação para todo tipo de artistas.

Invertido: Para um homem pode representar a mulher ideal, perfeita. Para a mulher, pode indicar a possibilidade de possuir ela mesma essas virtudes. Gozo sensual. Engano. Conhecimento superficial. Indicação de que estamos ignorando os impulsos que nos chegam do interior, talvez nos indique que estamos buscando uma confirmação externa a tudo, antes de comprometer-nos.

>> VEJA O RESTANTE DOS 22 ARCANOS MAIORES DO TAROT

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário