31 de ago. de 2018

Oxum, Oxóssi, Logun Edé e a evolução da espécie humana


Ao estudar a mitologia dos Orixás, encontramos a história de Logun Edé, um Orixá nascido a partir da relação amorosa entre Oxum e Oxóssi. É uma linda história e que esconde um significado profundo se analisarmos de perto, pois trata a respeito dos 3 estágios da espécie humana ao longo da história.

Olha só...

Quando olhamos a figura dos três Orixás juntos, podemos entender Oxum representando a força feminina que foi capaz de gerar e conceber a vida dos seres humanos na Terra. Uma força sagrada que nos nutriu com as primeiras centelhas divinas da evolução, força agregadora que nos deu o sentido de união, de núcleo familiar nos primórdios da nossa espécie.

Podemos então ver Oxóssi representando o homem gerado a partir desse cenário desenhado por Oxum, um homem que se experimenta, que explora os frutos da terra, que caça, que expande seu território e que evoluirá à medida que ganha novos conhecimentos ao longo das eras.

E por fim, vemos Logun Edé, representando a humanidade que surgiu após as grandes superações e aprendizados da nossa espécie. Um menino, capaz de amar incondicionalmente, e que tem uma potência racional gigantesca capaz de superar o próprio pai. Mas que precisa sempre estar equilibrado entre a razão e a emoção para não se perder e se frustrar nas armadilhas do orgulho e da vaidade.

Ou seja, Logun Edé pode ser a síntese do ser humano do nosso tempo, que mesmo nascido com as habilidades de Oxóssi e tendo um belo futuro pela frente, ainda assim precisa da proteção de Oxum, o afago do amor materno. É um Orixá que simboliza um apelo forte pela evolução através da reconexão com a nossa ancestralidade.

Nós, seres humanos, mesmo herdando o dom da caça e da expansão, precisamos acima de tudo ter um profundo respeito pela natureza, por quem nos gerou, por quem nos criou; não entender essa dinâmica impede que possamos vivenciar o terceiro estágio com plenitude.

Logun Edé é o equilíbrio entre as emoções de Oxum e a racionalidade de Oxóssi, ele é o meio termo, uma força que nos ajuda a entender o que há de masculino e feminino em nós. É a sabedoria que nos permite pensar e sentir respeitando nossas próprias potências, nossos próprios limites, um sentido para buscarmos ser melhores a medida que clareamos o nosso passado.

Essa tríade. Essa família tem muito a nos ensinar.

Por: Fernando Ribeiro (Pirro D'Obá)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário