28 de ago. de 2018

Iroko, o Orixá da Ancestralidade


No Brasil, o Orixá Iroko habita principalmente a árvore gameleira, enquanto na África ele tem como principal endereço uma árvore antiga que carrega seu nome. Essa árvore não existia no Brasil, mas já foram encontradas sete exemplares dessa espécie.

A respeito do Orixá Iroko


Iroko controla o cumprimento do karma de cada um de nós e determinando o início e o fim de tudo. Ele governa o tempo e o espaço e representa a nossa ancestralidade, é a ligação com os nossos antepassados. Desde os nossos pais até avós, bisavós, etc. 

Representa também o seio da natureza, o endereço dos Orixás. Se você desrespeitar Iroko (a grande e suntuosa árvore) é equivalente ao mesmo que desrespeitar a sua dinastia, os seus avós, sua origem o seu sangue.


Orixá Iroko e os outros Orixás do Candomblé


Iroko possui fortes ligações com os Orixás chamados Iji, Nanã, Obaluaiyê e Oxumarê. Pode também estar estreitamente ligado a Xangô. Este Orixá também tem uma ligação bem próxima com as Ajés, as senhoras dos pássaros.

Tem sob o seu domínio o tempo, a vida, morte e, o principal, a ancestralidade. A sua saudação é Iroko ISó! Eeró! O seu dia da semana é a terça-feira e as suas cores são o verde, o branco e o castanho. O seu símbolo é árvore e o tronco. 

Iroko, por ser dos mais antigos Orixás, na mitologia foi a primeira árvore plantada, pela qual todos os restantes Orixás desceram à Terra. É normal que o Iroko esteja quieto em um canto, anotando todas as decisões que implicam diretamente na sua ação eterna em todas as reuniões dos orixás. Ainda por cima, é um Orixá pouco conhecido, tanto entre os vivos quanto os mortos, nascidos ou por nascer.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário