Cada uma das principais estruturas da personalidade são
arquétipos, incluindo o ego, a persona, a sombra, a anima (nos homens), o
animus (nas mulheres) e o self. Quando tornam-se individuados, esses arquétipos
expressam-se de maneiras mais sutis e complexas.
O Ego
O ego é o centro da consciência e um dos maiores arquétipos
da personalidade. Ele fornece um sentido de consistência e direção em nossas
vidas conscientes. Ele tende a contrapor-se a qualquer coisa que possa ameaçar
esta frágil consistência da consciência e tenta convencer-nos de que sempre
devemos planejar e analisar conscientemente nossa experiência. Somos levados a
crer que o ego é o elemento central de toda a psique e chegamos a ignorar sua
outra metade, o inconsciente.
De acordo com Jung, a princípio a psique é apenas o
inconsciente. O ego emerge dele e reúne numerosas experiências e memórias,
desenvolvendo a divisão entre o inconsciente e o consciente. Não há elementos
inconscientes no ego, só conteúdos conscientes derivados da experiência pessoal.
A Persona
Nossa persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo.
É o caráter que assumimos; através dela nós nos relacionamos com os outros. A
persona inclui nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar
e nosso estilo de expressão pessoal. O termo "persona" é derivado da
palavra latina equivalente a máscara, e que se refere às máscaras usadas pelos
atores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam
representando. As palavras "pessoa" e "personalidade"
também estão relacionadas a este termo.
A persona tem aspectos tanto positivos quanto negativos. Uma
persona dominante pode abafar o indivíduo e aqueles que se identificam com sua
persona tendem a se ver apenas nos termos superficiais de seus papéis sociais e
de sua fachada. Jung chamou também a persona de "arquétipo da
conformidade". Entretanto, a persona não é totalmente negativa. Ela serve
para proteger o ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos
invadem. A persona é também um instrumento precioso para a comunicação. A
persona pode, com freqüência, desempenhar um papel importante em nosso
desenvolvimento positivo. A medida que começamos a agir de determinada maneira,
a desempenhar um papel, nosso ego se altera gradualmente nessa direção.
A Sombra
A sombra é o centro do inconsciente pessoal, o núcleo do
material que foi reprimido da consciência. Inclui aquelas tendências, desejos,
memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis
com a persona e contrárias aos padrões e ideais sociais. Quanto mais forte for
nossa persona, e quanto mais nos identificarmos com ela, mais repudiaremos
outras partes de nós mesmos. A sombra representa aquilo que consideramos
inferior em nossa personalidade e também aquilo que neglicenciamos e nunca
desenvolvemos em nós mesmos.
Jung descobriu que o material reprimido se organiza e se
estrutura ao redor da sombra, que se torna, em certo sentido, um self negativo,
a sombra do ego. A sombra é via de regra vivida em sonhos como uma figura escura,
primitiva, hostil ou repelente, porque seus conteúdos foram violentamente
retirados da consciência e aparecem como antagônicos à perspectiva consciente.
Se o material da sombra for trazido à consciência, ele perde muito de sua
natureza amedrontadora e escura.
A sombra é mais perigosa quando não é reconhecida. Neste
caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros ou a
deixar-se dominar pela sombra sem o perceber. Quanto mais o material da sombra
tornar-se consciente, menos ele pode dominar. Entretanto, a sombra é uma parte
integral da nossa natureza e nunca pode ser simplesmente eliminada. Uma pessoa
sem sombra não é um indivíduo completo, mas uma caricatura bidimensional que
rejeita a mescla do bom e do mal e a ambivalência presente em todos nós.
"Como posso ser substancial sem dispor de uma sombra? Eu também preciso ter um lado escuro, se quiser ser inteiro; e, tornando-me consciente de minha sombra, lembro-me, novamente, que sou um ser humano como qualquer outro." (Jung, 1931, p.59)
Cada porção reprimida da sombra representa uma parte de nós
mesmos. Nós nos limitamos na mesma proporção que mantemos este material
inconsciente. À medida que a sombra se faz mais consciente, recuperamos partes
de nós mesmos previamente reprimidas. Além disso, a sombra não é apenas uma
força negativa na psique. Ela é um depósito de considerável energia instintiva,
espontaneidade e vitalidade, e é a fonte principal de nossa criatividade. Assim
como todos os arquétipos, a sombra origina-se no inconsciente coletivo e pode
permitir acesso individual a grande parte do valioso material inconsciente que
é rejeitado pelo ego e pela persona.
No momento em que acharmos que a compreendemos, a sombra
aparecerá de outra forma. Lidar com a sombra é um processo que dura a vida
toda, e que consiste em olhar para dentro e refletir honestamente sobre aquilo
que vemos lá.
Anima ou Animus
Jung postulou uma estrutura inconsciente que representa a
parte sexual oposta de cada indivíduo; ele denomina tal estrutura de anima no
homem e animus na mulher. Esta estrutura psíquica básica funciona como um ponto
de convergência para todo material psíquico que não se adapta à autoimagem
consciente de um indivíduo como homem ou mulher. Portanto, na medida em que uma
mulher define a si mesma em termos femininos, seu animus vai incluir aquelas
tendências e experiências dissociadas que ela definiu como masculinas.
De acordo com Jung, o pai do sexo aposto ao da criança é uma
importante influência no desenvolvimento da anima ou animus, e todas as
relações com o sexo oposto, incluindo os pais, são intensamente afetadas pelas
projeções das fantasias da anima ou animus. Este arquétipo é um dos mais
influentes reguladores do comportamento. Ele aparece em sonhos e fantasias como
figuras do sexo oposto, e funciona como um mediador fundamental entre processos
inconscientes e conscientes.
Self
Jung chamou o self de arquétipo central, arquétipo da ordem
e totalidade da personalidade.
"Consciente e inconsciente não estão necessariamente em oposição um ao outro, mas complementam-se mutuamente para formar uma totalidade: o self." (Jung, 1928, p.53).
Jung descobriu o arquétipo do self apenas depois de estarem
concluídas suas investigações sobre as outras estruturas da psique. O self é
com freqüência figurado em sonhos ou imagens de forma impessoal - como um
círculo, mandala, cristal ou pedra - ou pessoal - como um casal real, uma
criança divina, ou na forma de outro símbolo de divindade. Todos estes são
símbolos da totalidade, unificação, reconciliação de polaridades, ou equilíbrio
dinâmico - os objetos do processo de individuação.
O self é um fator interno de orientação, muito diferente e
até mesmo estranho ao ego e à consciência.
Ele pode, de início, aparecer em sonhos como uma imagem significante, um ponto ou uma sujeira de mosca, pelo fato do self ser bem pouco familiar e pouco desenvolvido na maioria das pessoas. O desenvolvimento do self não significa que o ego seja dissolvido. Este último continua sendo o centro da consciência, mas agora ele é vinculado ao self como consequência de um longo e árduo processo de compreensão e aceitação de nossos processos inconscientes. O ego já não parece mais o centro da personalidade, mas uma das inúmeras estruturas dentro da psique.
"O self não é apenas o centro, mas também toda a circunferência que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente; é o centro desta totalidade, assim como o ego é o centro da consciência" (Jung, 1936, p.41).
Ele pode, de início, aparecer em sonhos como uma imagem significante, um ponto ou uma sujeira de mosca, pelo fato do self ser bem pouco familiar e pouco desenvolvido na maioria das pessoas. O desenvolvimento do self não significa que o ego seja dissolvido. Este último continua sendo o centro da consciência, mas agora ele é vinculado ao self como consequência de um longo e árduo processo de compreensão e aceitação de nossos processos inconscientes. O ego já não parece mais o centro da personalidade, mas uma das inúmeras estruturas dentro da psique.
"O self designa a personalidade total. A personalidade total do Homem é indescritível... porque seu inconsciente não pode ser descrito." (Jung em Evans, 1964, p. 62).
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Referência: Teorias da Personalidade, 1939. James Fadiman, Robert Frager.
Por: Isabela F. Meira (www.psicosmica.com)
Por: Isabela F. Meira (www.psicosmica.com)