De acordo com Jung, todo indivíduo possui uma tendência para
a individuação ou autodesenvolvimento.
"Individuação significa tornar-se um ser único, homogêneo, na medida em que por 'individualidade' entendemos nossa singularidade mais íntima, última e incomparável, significando também que nos tornamos o nosso próprio si mesmo. Podemos, pois, traduzir 'individuação' como 'tornar-se si mesmo'" (Jung, 1928, p.49).
Individuação é um processo de desenvolvimento da totalidade
e, portanto, de movimento em direção a uma maior liberdade. Isto inclui o
desenvolvimento do eixo ego-self, além da integração de várias partes da
psique: ego, persona, sombra, anima ou animus e outros arquétipos
inconscientes. Quando tornam-se individuados, esses arquétipos expressam-se de
maneiras mais sutis e complexas.
"Quanto mais conscientes nos tornamos de nós mesmos através do autoconhecimento, atuando, conseqüentemente, tanto mais se reduzirá a camada do inconsciente pessoal que recobre o inconsciente coletivo. Desta forma, vai emergindo uma consciência livre do mundo mesquinho, suscetível e pessoal do eu, aberta para a livre participação de um mundo mais amplo de interesses objetivos. Essa consciência ampliada não é mais aquele novelo egoísta de desejos, temores, esperanças e ambições de caráter pessoal, que sempre deve ser compensado ou corrigido por contratendências inconscientes; tornar-se-á uma função de relação com o mundo de objetos, colocando o indivíduo numa comunhão incondicional, obrigatória e indissolúvel com o mundo." (Jung, 1928)
Do ponto de vista do ego, crescimento e desenvolvimento
consistem na integração de material novo na consciência, o que inclui a
aquisição de conhecimento a respeito do mundo e da própria pessoa. O
crescimento, para o ego, é essencialmente a expansão do conhecimento
consciente. Entretanto, individuação é o desenvolvimento do self e, do seu
ponto de vista, o objetivo é a união da consciência com o inconsciente. Como
analista, Jung descobriu que aqueles que vinham a ele na primeira metade da
vida estavam relativamente desligados do processo interior de individuação;
seus interesses primários centravam-se em realizações externas, no
"emergir" como indivíduos e na consecução dos objetivos do ego.
Analisando os mais velhos, que haviam alcançado tais objetivos, de forma
razoável, tendiam a desenvolver propósitos diferentes - interesses pela
integração mais do que pelas realizações, e busca de harmonia com a totalidade
da psique.
"O primeiro passo no processo de individuação é o desnudamento da persona. Embora esta tenha funções protetoras importantes, ela é também uma máscara que esconde o self e o inconsciente. Ao analisarmos a persona, dissolvemos a máscara e descobrimos que, aparentando ser individual, ela é no fundo coletiva; em outras palavras, a persona não passa de uma máscara da psique coletiva. No fundo, nada tem de real; ela representa um compromisso entre o indivíduo e a sociedade acerca daquilo que alguém parece ser: nome, título, ocupação, isto ou aquilo. De certo modo, tais dados são reais; mas, em relação à individualidade essencial da pessoa, representam algo de secundário, uma vez que resultam de um compromisso no qual outros podem ter uma quota maior do que a do indivíduo em questão." (Jung, 1928, p.32)
O próximo passo é o confronto com a sombra. Na medida em que
nós aceitamos a realidade da sombra e dela nos distinguimos podemos ficar
livres de sua influência. Além disso, nós nos tornamos capazes de assimilar o
valioso material do inconsciente pessoal que é organizado ao redor da sombra.
O terceiro passo é o confronto com a anima ou animus. Este
arquétipo deve ser encarado como uma pessoa real, uma entidade com quem se pode
comunicar e de quem se pode aprender. O indivíduo também se conscientiza de que
a anima (ou o animus) tem uma autonomia considerável e de que há probabilidade
dela influenciar ou até dominar aqueles que a ignoram ou os que aceitam
cegamente suas imagens e projeções como se fossem deles mesmos.
O estágio final do processo de individuação é o
desenvolvimento do self. "O si mesmo é nossa meta de vida pois é a mais
completa expressão daquela combinação do destino a que nós damos o nome de
indivíduo". O self torna-se o novo ponto central da psique. Traz unidade à
psique e integra o material consciente e inconsciente. O ego é ainda o centro
da consciência mas não é mais visto como o núcleo de toda a personalidade.
É necessário ter em mente que, embora seja possível
descrever a individuação em termos de estágios, o processo de individuação é
bem mais complexo do que a simples progressão aqui delineada. Todos os passos
mencionados sobrepõem-se, e as pessoas voltam continuamente a problemas e temas
antigos (espera-se que de uma perspectiva diferente). A individuação poderia
ser apresentada como uma espiral na qual os indivíduos permanecem se
confrontando com as mesmas questões básicas, de forma cada vez mais refinada.
Este conceito está muito relacionado com a concepção Zen-budista da iluminação,
na qual um indivíduo nunca termina um Koan, ou problema espiritual, e a procura
de si mesmo é vista como idêntica à finalidade.
LEIA TAMBÉM:
Referência: Teorias da Personalidade, 1939. James Fadiman,
Robert Frager.
Por: Isabela F. Meira (www.psicosmica.com)