28 de nov. de 2016

A História da famosa "Prece de Cáritas"


A prece de Cáritas tem sido constantemente orada por várias gerações de espíritas, umbandistas e espiritualistas de diversas partes do globo. Quando recitada com a entonação correta, é uma prece de proteção extremamente eficaz, mesmo para iniciantes.


Não se pode dizer quem de fato foi esse Espírito de Cáritas quando encarnado. Há quem diga, por tradição, que, no passado, esse tenha sido a figura de Irene, que foi martirizada em Roma no ano 305d.c., quando das perseguições do Imperador Diocleciano. Canonizada por sua religião, veio a ser conhecida como Santa Irene - ela e suas irmãs foram convertidas ao Cristianismo. Diocleciano determinou perseguição aos cristãos, e ela foi acusada de possuir "livros proibidos" e, por isso condenada à fogueira, enquanto suas irmãs foram degoladas à sua frente.

O Espírito de Cáritas era um espírito que se comunicava através da médium Madame Watteville Krell, num grupo de Bordeaux (França de Allan Kardec), sendo ela uma das maiores psicografas da história do espiritismo. A prece de Cáritas foi psicografada na noite de 25 de dezembro, de 1873. Não se encontra no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo”, mas ela (a prece) está no livro "Rayonnements la Vie Spirituelle", de autoria da W. Krell , que além dessa prece, psicografou também as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual". . Esse livro ainda é editado na Bélgica.

Wallace Leal V. Rodrigues, que foi um dos que traduziram a prece, se valeu da segunda edição do livro referido, editado pela Union Spirite Belga/1949. Nessa edição a palavra é CARRIT. Segundo ele, como em francês ou francês-belga não há duplo erre (RR), o nome correto para o Espírito seria Cárita. Devido ao aportuguesamento desse vocábulo, acabou por ficar Cáritas, como é mais conhecido no Brasil. Nas traduções de O Evangelho Segundo o Espiritismo manteve-se Cárita.



PARA QUE SERVE A PRECE DE CARITAS?

A oração de Cáritas não tem um objetivo claro… Ao fazer a sua oração você pode sentir uma elevação e purificação da alma, inspiração ao amor próprio e caridade com o próximo. Para além disto, é uma oração muito boa para proteção, basta ler algumas frases para constatar sua fortaleza!
É importante que que se faça esta oração de uma forma sentida e não de uma forma mecânica e decorada! Pela sua sublime beleza e poder.


PRECE DE CARITAS

“Deus nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai luz àqueles que procuram a verdade, e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus, dai ao viajante a estrela Guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito, a verdade, à criança o guia, ao órfão, o pai.
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores, derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé.
Deus, um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra, deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos.
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição, queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia".

>> LEIA TAMBÉM "ALLAN KARDEC E O PRETO VELHO"

4 comentários:

  1. A prece que eu tenho é a última página do Evangelho Segundo o Espiritismo e o final dela é "Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem"

    ResponderExcluir
  2. a minha tia recitou ela no velório da minha vó e isto ficará gravado na minha alma

    ResponderExcluir