1 de dez. de 2017

Exu Pirata na Umbanda

Falar sobre Exu é tarefa complexa que exige muita responsabilidade. E falar de Exu Pirata se torna ainda mais complicado pois o termo “pirata”, quando mencionado, comumente pode se apresentar como sinônimo de “saqueador”, alguém que “rouba”, “furta”. Obviamente é um reducionismo olhar dessa forma, pois socialmente o termo pode tomar outras proporções dependendo da abordagem intelectual. Além do texto completo desse artigo, temos também o vídeo abaixo em que abordamos o tema do Exu Pirata na Umbanda, confira:


Oque significa Pirata


O primeiro registro da palavra “pirata” em nossa história encontra-se nos escritos de Homero, poeta grego que a utilizou em seu poema épico “Odisseia” para descrever aqueles que por conta própria pilhavam os navios e cidades costeiras.


LEIA TAMBÉM:

A pirataria marítima foi praticada por diversos povos ao longo da história, indivíduos que de um modo geral buscavam assaltar mercadores ou donos de propriedades e itens de valor. Representaram por muito tempo a força que opunha medo aos mercantilistas europeus na era medieval.

Os piratas de um modo geral eram hábeis em recolher bens e riquezas nas suas incursões no oceano. As principais riquezas que procuravam obter eram metais preciosos (ouro e prata), dinheiro, joias e pedras preciosas, linhos, roupas, comida, âncoras, cordas e medicamentos. A carga pilhada aos mercadores também incluía artigos raros como especiarias, açúcar, índigo e quinina.


Os Piratas à Margem da História


A verdade é que o arquétipo negativo que temos dos Piratas se deve pelo fato de sua história ter sido registrada por aqueles que detinham o poder da escrita e das ideias vigentes de suas épocas. Assim como os escravos, os Piratas não tiveram a chance de contar suas perspectivas a respeito de suas próprias realidades. Dessa forma, a ideologia burguesa se encarregou de denotar como bem quisesse as ações e condutas dos indivíduos que escolhiam viver uma realidade diferente daquela que era imposta pelo mercantilismo medieval, ou nos tempos ainda mais antigos como o romano e o grego.

Viver trabalhando para um patrão a vida inteira, carregando sacas de barris nas costas, enfrentando mares e turbulências econômicas nunca deram garantias aos cidadãos de uma vida digna. Trabalhar a preço baixo, sendo explorado pelos interesses de Reis e Nobres, doando seu suor por uma miséria de salário. Era essa realidade que muitas vezes induzia um ser humano a escolher outro caminho na vida. Em tempos de feudalismo, onde você nascia sem direito a estudar, tendo de trabalhar junto a seus pais desde criança sem nem receber justamente por isso, eram fatores que moviam seres humanos (com ímpeto mais desbravador) a se conduzirem em linhas fora do "eixo padrão" imposto de suas épocas. Assim surgiam os Piratas.

Se deixarmos nos levar pelo que a história da escola primária e do colegial nos diz, iremos sempre olhar para os personagens do passado sem o devido aprofundamento a respeito de suas ações. Não é à toa que as ruas de nosso país carregam nomes de Coronéis, Generais, Reis, Imperadores; nomes em geral de burgueses que de um modo arbitrário validaram a escravidão e a exploração no Brasil. Sem perceber, celebramos em estátuas os nomes de aproveitadores de mão de obra escrava negra e indígena, de bandeirantes que impuseram a lei de suas espadas às tribos que aqui habitavam, tudo em troca de ouro, prata, e uns trocados com o comércio de cana de açúcar e mandioca.


A Rebeldia dos Piratas


Os Piratas foram resistentes a esse tipo de realidade quando vivos, fugiram da escravidão, se rebelaram contra os procedimentos oligárquicos, se negaram a efetuar as ações impostas pela igreja e pelo absolutismo impostos de suas épocas. Não foram santos (diga-se de passagem), mas negaram ser explorados e procuraram fazer seus próprios destinos na medida do possível e da sorte que carregavam consigo.

Se olharmos mais a fundo a história da humanidade, veremos que os verdadeiros vilões sempre foram os Reis, os Imperadores, aqueles que exerceram poder social e político entre nós, tributando a preços altos sem nunca fornecerem nada em troca aos cidadãos. Não é a toa que essas classes dominantes procuraram sempre pintar ao longo da história os ciganos, os piratas e os bruxos como os errantes do sistema. Pois essas posturas representam o livre arbítrio autônomo de pessoas que buscaram maneiras alternativas de viverem suas vidas.

"...Ficar a mercê de Papas e Reis nunca foi algo concebível a um Pirata..."


Exu Pirata surge nos Terreiros de Umbanda


Não é de hoje que alguns Exus e até alguns Marinheiros vem se apresentando como Piratas dentro das Giras de Umbanda. Falam pouco, observam muito, carregam uma sabedoria profunda a respeito da natureza humana. Trazem esse arquétipo por mostrarem claramente seu posicionamento ideológico, crítico e muito sensato a respeito da realidade. Pois negam acidamente as contingências. Ou seja, trazer a nomenclatura “Pirata” no nome nos mostra que não estão em terra para concordar com o que já está posto no “status quo”, mas sim para carimbar seu caráter revolucionário nos trabalhos espirituais dos quais se propõem a participar.

"...Sua  falange é Pirata pois a transformação da realidade é a sua tônica..."

Os Piratas na Umbanda lidam com a loucura, a esquizofrenia, com o deslocamento social daqueles que vivenciam experiências diversas e diferentes dos padrões impostos pela sociedade. Os Piratas (Exus e Marinheiros) atuam sob a regência de Exu (Orixá) e Iemanjá, porém sempre quando chegam costumam dizer: “Salve o Sr. do Fundo do Mar” (a vibração original dos piratas é de Olokun, Pai de Iemanjá, segundo a cultura Nagô Yorubá). São espíritos empreendedores, que em outras vidas foram livres pensadores que abriram mão de viver a margem dos valores corrosivos da sociedade. Não necessariamente foram Piratas, assim como não necessariamente Pretos Velhos foram ex escravos, assim como não necessariamente Caboclos tenham sido enfim índios. O termo Pirata mostra sua posição em relação a materialidade social que nós humanos habitamos, e principalmente sua regência. Sua falange é do Mar. Um guerreiro do mar, um Ogum do mar. O renascimento de Olokun na Umbanda, do mistério dos abismos oceânicos, dos abismos da psique humana. Tudo validado pela cosmologia de Exu.

Foram se achegando na Umbanda assim como os Mirins se achegaram, assim como os Baianos se achegaram, assim como Boiadeiros se achegaram. Os Piratas surgem em chãos que lidam com abertura da mente para novas realidades, na quebra dos passados e memórias mal cicatrizadas para uma transformação do ser humano no que tange uma ascendência a planos filosóficos da vida.


A Regência de Exu Pirata


Regidos por Exu, Olokun e Iemanjá, e secundariamente por Ogum e Xangô, os Exus Piratas são uma espécie de Hobbin Woody da espiritualidade, aquele que é capaz de tirar dos ricos para doar aos necessitados. Claro que isso é uma expressão representativa de seu poder energético reequilibrador de realidades, reparador de injustiças sociais.

Assim, quem tem a oportunidade de conhecer, atuar ou ser atendido por um Exu Pirata na Umbanda tenha certeza de estar diante de um bom guia de revolução interior e de autoconhecimento humano.

"...Exu Pirata é Rei do Mar, do Mar Rei Ele é!
Traz Amor e Valentia, para os seus filhos de Fé!..."

Laroyê Exu Pirata!!!

16 comentários:

  1. Oi Fernando, tudo bem? Eu ando com uma dúvida exu pirata e exu maré são a mesma entidade? Porque achei somente um ponto do exu pirata e a maioria associado a exu maré. Muito obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bettina, Exu Pirata é uma coisa, e Exu Maré é outra. Ambos são Exus, mas diferentes um do outro.

      Excluir
  2. Gostaria de saber mais sobre esse guardião carrego ele é infelizmente temos poucas informações sobre assentamentos oferendas desse Exu Pirata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em desenvolvimento na umbanda ainda não recebi meu exu mas hj esse exu veio no meu sonho dizendo que era ele, nunca tinha ouvido falar,e vim pesquisar e confirmei que existe, tem um certo fundamento pois sou pescador sou muito ligado ao mar e tenho quase certeza ser filho de Iemanjá.

      Excluir
    2. Exupirata não aceita oferendas,se tiver em apuros e só xamar por ele,ou pelo nome rogerio,tipo socorro rogerio,ou socorro exupirata,ou socorro piratinha,

      Excluir
    3. Eu tenho Exu Pirata como meu Exu de frente, realmente existem poucas informações sobre ele e os depois Exús e Pombogiras do Reino Praia conhecida como a Grande Kalunga. Se você não tem as firmezas você pode realizar oferendas para ele em praias mais reservadas, ou em grutas ou até em ilhas de praia. Geralmente suas oferendas levam elementos dos mares, como peixe seco para prosperidade ou camarão seco, mas também aceita coxas de frango assadas e batatas assadas, isso com base um padê de farinha de milho com dendê e pimenta vermelha, já as bebidas, adora um bom Rum ou Conhaque de preferência e fuma charutos e cachimbos de preferência, mas aceita cigarro de filtro vermelho bem forte. Pode se se ter adornos ligados ao mar como punhais, facas, anzóis entre outras coisas. Eles são Exús muito bons de se lidar mais também perigosos, pois odeiam injustiças mas assim como ele pode te dar os seus mais preciosos tesouros também pode afundar sua vida.

      Excluir
  3. Muito feliz por encontrar esse conteúdo. Entrei a pouco tempo para uma casa de umbanda e sonhei essa noite com um pirata e todo sonho me trazia muitas lembranças profundas e 3 noitea antes sonhei outroa sonhos fortes com o mar. Ele dizia ser Brás ou Barabás, ainda não tenho certeza.
    Enfim o texto me ressou muito.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu trabalho com Exu Pirata e Maria do Cais se quiser pode me procurar, pois sei como é difícil saber as coisas/fundamentos sobre eles e trabalhar com eles. Aprendo muita coisa com eles a cada dia em minha vida e só tenho a agradecer, uma delas é que do mais difíceis que estejam as coisas, tudo tem um lado bom e um aprendizado. Então não me custa nada ajudar aos meus irmãos filhos das águas com o que venho aprendendo e desenvolvendo nesses 7 anos deles em minha vida! Minhas redes: @elisa_l_fenix (Instagram) Elisa F. Fênix (Facebook)

      Excluir
    2. Boa tarde, essa noite sonhei com exu pirata, ele estava tirando algo de ruim. Do meu corpo, o que significa alguém para me dizer

      Excluir
  4. No meus pedidos, o que eu posso oferecer para o exu pirata?
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Instagram tem uma moça que trabalha com ele . @magiadoselementais

      Excluir
  5. Exu pirata trabalhar na linha branco

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá…. Gostei do conteúdo deste vídeo… porém já pesquisei e não encontrei nada à respeito do Exu Cachoeira!!!
    Vc já ouviu falar?
    Sabe me dizer algo sobre este Exu?
    Desde já agradeço imensamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Exu Cachoeira pertence ao Povo dos Rios que também pertence ao Reino da Kalunga Grande/Praia, tem ligação com o Reino da Mata e atua na quebra de conceitos, limitações e entraves na vida principalmente no sentimental e Emocional das pessoas, muito bom pra fluidez e prosperidade das coisas, é um Exu de movimentação energética rápida e sem volta... Assim como as água que caem de uma cachoeira que o seu destino é desembocar no imensidão do Mar.

      Excluir
  8. Ontem a noite tive um sonho com o guia preto e azul fui procurar com alguém que entende sobre e me disse que eu deveria procurar alguém da umbada que faça a guia para mim e tbm no mesmo sonho sonhei que tinha um colar de pérolas brancas grandes com uma concha do mar no sentido

    ResponderExcluir