24 de jul. de 2018

A influência do Yoga no ciclo menstrual


Durante o período menstrual nós, mulheres, passamos por uma fase sofrida e dolorosa, mesmo tendo a ideia de que este período é uma criação divina e que fomos presenteadas com o mesmo. A prática frequente do Yoga pode nos beneficiar com o despertar da consciência de que este ciclo carrega em si a essência feminina e uma intensa ligação entre corpo, mente e emoção.


Se cada uma de nós, mulheres nos conscientizarmos de que o corpo fala e que podemos ouvi-lo, ficará mais fácil reconhecermos seus comandos, mostrando-nos quando devemos reduzir esforços excessivos, seja de uma atividade diária ou de um exercício físico.

O período menstrual nos presenteia com a purificação do corpo através da junção e remoção de todas as toxinas que podem ser elas compostas por má alimentação, falta de jogo de cintura com a vida e diversas emoções. Quando a mulher adota hábitos saudáveis ela encontra um equilíbrio para viver este ciclo tão ligado ao controle da mente, trazendo uma facilidade na fluidez do seu fluxo menstrual.

Totalmente ao contrário, tendo a mulher uma irregularidade alimentar, nas atividades físicas e havendo muito estresse, haverá uma grande dificuldade para o organismo eliminar as impurezas, causando inchaços, dores e sensações de desconforto corporal.

A chamada TPM, é um alerta de que aquele mês não foi bem aproveitado de uma forma saudável e controlada, causando ansiedade, cólicas e irritação dias antes da menstruação.

O conjunto de práticas existentes na composição do Yoga como a meditação, os pranayamas (exercícios respiratórios), os asanas (posturas) e o yoganidra (relaxamento corporal final) feitos com frequência, contribuem para o despertar da consciência, alívio do estresse, relaxamento corporal e consequentemente melhora a circulação nutrindo melhor os tecidos e moldando a aparência dos músculos, da pele e do corpo no todo. Desperte a consciência e faça do Yoga o seu estilo de vida!

O Yoga trabalhará a flexibilidade e o fortalecimento do seu corpo físico, a sua concentração e foco nos objetivos de sua vida através da sua determinação em superar as suas posturas a cada prática.

Outros ganhos do conjunto de práticas que compõe o Yoga são: o realinhamento postural, a regularização dos batimentos cardíacos, melhora do funcionamento do intestino, aumenta a capacidade respiratória, estimula o ânimo, disposição e melhora a sua criatividade. Entre os principais benefícios do Yoga, está a capacidade que se adquire em despertar a consciência para o controle das emoções. Dizia um mestre iluminado indiano:

“Quanto estou feliz não sinto o meu corpo, quando estou infeliz, sinto dores e desconfortos!”
- Sri Sri Ravi Sankar

Nos conhecermos de fato nas várias situações cotidianas como de saúde, situações de estresse, de ansiedade ou cansaço, causando uma sensação de bem-estar e de alívio através das práticas do Yoga nos faz querer tornar disso um estilo de vida e que não tem preço por criar diversos benefícios a nós. Mas os benefícios não param por aí!

A prática do Yoga ainda auxilia nas desordens do aparelho digestivo, beneficia o sistema nervoso e o cérebro, alivia dores crônicas e melhora a autoestima. O Yoga deve ser sempre praticado em um ambiente especial e agradável, que nos conecta com o nosso corpo, mente e emoções. Para nós, umbandistas, não há lugar mais especial, agradável e de maior conexão do que um Terreiro!

Vamos praticar Yoga no terreiro, e fazer disso um estilo de vida?


Por: Tatiana Carreon (TUTRA)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário