11 de jul. de 2018

Ogum, Parceiro na Guerra e na Honra


Chega um momento na vida em que o bastão nos é passado. Cedo ou tarde é chegado o instante em que a gente se vê diante da complexidade da vida, e então temos de decidir se vamos encarar tudo isso de frente ou se vamos optar pela fuga.

Ogum, além de ser uma divindade muito conhecida pelo seu dom bélico e sua influência direta nas tecnologias, é também um Orixá que aparece na vida humana em situações de profundas decisões.


Quando precisamos decidir quais serão nossos valores, postura e conduta, Ogum aparece.

Nós nascemos e aprendemos na convivência social o que é bom ou mau para nós e aos semelhantes, o que causa alegria ou dor, felicidade e tristeza. Quando crescemos e somos convidados a exercitar nosso livre arbítrio em situações de alta responsabilidade, é que mostraremos para a lei divina se temos um caráter condizente para com o que Deus espera de nós.

Todo guerreiro, por mais treinado que esteja, cedo ou tarde passa por provações. Pois não é em uma vida de poucas dificuldades que atestamos nosso caráter, é em situações de peso e angústia que podemos realmente provar quem somos. E se em momentos como esse nos mantemos íntegros em nossos valores, revelamos então que podemos ser utilizados por Deus como agentes de suas vontades no mundo.

Quando decidimos ter as rédeas da vida Ogum se faz presente, quando recebemos a "espada da vida" de nossos pais, nossos avós, professores ou de grandes figuras que nos ensinaram o caminho do bem, Ogum se faz presente. É nesse momento que ele nos enxerga e nos mostra que utilizará de nossa existência como instrumento para tocar a humanidade.

Por isso dizemos: "esse ser humano tem valor", "esse ser humano tem caráter"; pois são características de seres que não fogem da responsabilidade perante a vida. Seres que receberam os valores de alguém no passado e foram capazes de utilizá-los com honra, dignidade, louvor.

Ogum não só é nosso parceiro na guerra, ele é nosso parceiro na construção da nossa honra, em cada decisão que tomamos temos a oportunidade de nos conectar com Ogum.

Ter Ogum ao lado, desde cedo é uma responsabilidade gigantesca. Que tenhamos muito carinho e dedicação com esse grandioso compromisso.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário