16 de mai. de 2017

Iansã; Teogonia de Umbanda - Por: Rubens Saraceni

Orixá Iansã
Sempre que a Justiça Divina é ativada, tanto seu pólo passivo quanto seu pólo ativo são ativados, e aí surge Iansã, regente da Lei nos campos da Justiça.

Iansã é a divindade da lei, cuja natureza eólica expande o fogo de Xangô, e assim que o ser é purificado de seus vícios, ela entra em sua vida redirecionando-o e conduzindo-o a um outro campo no qual retomará sua evolução.
Uma das qualidades de Deus é o direcionamento que está presente e ativo em tudo o que Ele gera e cria.

É nesta sua qualidade direcionadora de tudo o que existe, tanto animado quanto inanimado, que ele gerou Iansã.

Iansã como qualidade de Deus, está em tudo e em todos e é a força móvel que direciona a Fé (Oxalá), a Justiça (Xangô), a Evolução (Obaluaê), a Geração (Iemanjá), a Agregação (Oxum), a Lei (Ogum).

Ogum é a Lei, a via reta, mas Iansã é o próprio sentido de direção da Lei, pois ela é um mistério que só entra na vida de um ser caso a direção que esteja dando à sua evolução e sua religiosidade não siga a linha reta traçada pela Lei Maior (Ogum).

Por isso, ela não depende de nós para atuar em nossas vidas. Basta "errarmos" para que sua Qualidade Divina nos envolva numa de suas espirais, impondo-nos um giro completo e transformador dos nossos sentimentos viciados. Com isso, ela nos coloca novamente no caminho reto da vida, ou nos lança no Tempo, onde nossa religiosidade desvirtuada será paralisada e esgotada em pouco tempo.

Sua atuação é cósmica, ativa, negativa, mobilizadora e emocional, mas não é inconsequente ou emotiva, porque ela é o sentido da Lei, que não é apenas punidora, mas também direcionadora.

Iansã aplica a Lei nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma de suas atribuições é colher os seres fora Lei e, com um de seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciencial, para só então redirecioná-lo numa outra linha evolutiva que o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.

As energias irradiadas por Iansã densificam o mental, diminuindo seu magnetismo, e estimulam o emocional, acelerando suas vibrações.

Com isso, o ser torna-se mais emotivo e é mais facilmente redirecionado. Mas quando não é possível reconduzí-lo à linha reta da evolução, então uma de suas intermediárias cósmicas, que atuam em seus aspectos negativos, paralisa o ser e o retém em um dos campos de esgotamento mental, emocional e energético, até que ele tenha sido esgotado de seu negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e viciado.

Nossa amada mãe Iansã possui 21 Iansãs regentes de faixas vibratórias, que são assim distribuídas:

● 7 atuam junto aos pólos magnéticos irradiantes e auxiliam os Orixás regentes dos pólos positivos, nos quais entram como aplicadoras da Lei segundo os princípios da Justiça Divina, recorrendo aos aspectos positivos da Orixá Planetária Iansã.

● 7 atuam junto aos pólos magnéticos absorventes e auxiliam os Orixás regentes dos pólos negativos, nos quais entram como aplicadoras da Lei segundo os princípios da Justiça Divina, recorrendo aos aspectos negativos da Orixá Planetária Iansã.

● 7 atuam nas faixas neutras das dimensões planetárias, onde, regidas pelos princípios da Lei, ou direcionam os seres para as faixas vibratórias positivas, ou os direcionam para as faixas negativas.

Enfim, são 21 orixás Iansãs aplicadoras da Lei nas 7 linhas de Umbanda.

O fato é que Iansã aplica a Lei nos campos da Justiça Divina e transforma os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas, que o fazem girar até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas consciências desordenadas.

[Texto extraído do livro: Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, pág 160/162]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário