7 de set. de 2023

Festa de São Cosme e Damião - Vídeo

 

Entre os dias 26 e 27 de setembro temos na Umbanda, no Candomblé e no Catolicismo a celebração a São Cosme e Damião, que são adorados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e que como os Orixás Ibejis, por conta da simplicidade e inocência também são cultuados como protetores das crianças. 

Cosme e Damião eram árabes e viveram na Sicília, às margens do Mediterrâneo, por volta do ano 300 d.c. Praticavam a medicina e curavam pessoas e animais, sem nunca cobrar nada.

O culto aos dois irmãos é muito antigo, havendo registros sobre eles desde o século V.

Os africanos de origem Yorubá sincretizaram São Cosme e Damião com a divindade Ibeji por serem gêmeos e atuarem principalmente em prol da saúde e bem estar das crianças. 

Ibeji é uma palavra Yorubá, uma junção dos termos iorubas ibi, nascimento, e eji, dois.

Ibêji é um Orixá duplo que protege a todos, mas principalmente as crianças, gêmeos e os partos multiplos. 

Ibêji é formado a partir do princípio básico da dualidade. As vezes confundem Ibeji com Erê, mas tem uma grande diferença. No Candomblé O Erê é uma espécie de transe intermediário entre o iniciado e o orixá que se manifesta. A palavra Erê em Yoruba se traduz para o português com a palavra brincar. Dessa forma sincretizaram essa força chamada Erê com Doum, uma criança que aparece nas imagens de São Cosme e Damião. 

Dentro da Umbanda As Entidades que trabalham na linha de São Cosme e Damião e Ibejis ficaram conhecidas como Erês, que são seres encantados da natureza que se apresentam nos terreiros sob o arquétipo de crianças.

Listamos nesse vídeo 7 motivos para as pessoas irem à festa de São Cosme & Damião e Ibejis nos terreiros de Umbanda. Espero que gostem.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário