De alguma maneira podemos dizer que cada homem e cada mulher são um Hierofante. O Papa pode simbolizar um grupo ou mais de uma pessoa, e, na maioria dos casos, está mais bem representado por uma instituição, mais que por uma só pessoa pois seu poder é o do grupo e da sociedade que transforma mundo. Nesta quinta repetição continua o mesmo tema do controle e da mudança que primeiro apareceu com o Mago; toda grupa via, existe um líder bem definido, mas as pessoas não o seguem por serem ordenadas, seguem-no porque são partes do As principais filosofias do Papa são que não há um "eu" na "equipe" e que o bem-estar de muitos é mais importante do que o bem-estar de um. Tal filosofia pode parecer desnecessária mente restritiva, mas, como o Imperador nos ensinou, a restrição conduz à ordem.
O Papa no Tarot está encarregado de manter e propagar a tradição e as crenças convencionais e esquiva-se de tudo que vá contra estas crenças. Os objetivos do papa são o equilíbrio e a conformidade, e não põe ênfase no positivo nem no negativo, o único que importa é o ensino, a tradição. Em casos extremos, pode ter efeitos negativos, mas na maioria das ocasiões é bom ter algumas tradições para seguir. Exemplos excelentes são as tradições e as cerimônias da Igreja, claramente representadas nestas cartas. Num nível mais pessoal, o Papa também é um mestre. Uma função importante de todo líder espiritual é iniciar os outros e ensinar-lhes os costumes do grupo. É óbvio que aquele que guarda o segredo é aquele a quem se confia as tradições do grupo, que seja o candidato principal para ensinar a outros, e o Papa realiza bem esta função. Ainda que seu enfoque do ensino pareça convencional, e no momento evita as expressões individuais, isto pode ser útil. Até que o aluno não domine os costumes do grupo, não poderá tomar uma decisão adequada sobre permanecer nele ou deixá-lo.
Quando aparece o Papa no Tarot, costuma-se concebê-lo sob a forma de um mestre que nos instrui nas tradições das suas crenças particulares. Estes mestres nem sempre têm antecedentes espirituais ou místicos; um patrão que treina um empregado novo no funcionamento de um negócio é tão papa como qualquer mestre espiritual ou religioso. Se na sua situação atual parece ter necessidade de mais experiência, você pode fazer uma chama- da interior, pode estar aberto à presença de um mestre em sua vida, mas não cometa o grave erro de procurar de modo aberto este mestre. Como diz o velho provérbio, quando o aluno está preparado, o mestre aparece.
O Papa também pode representar atividades e crenças de grupos e, em qualquer caso, acentua o apoio às instituições e o respeito pelas regras. Por isso, se você tem planos de realizar algo revolucionário, a repetida aparição do Papa é um bom sinal de que, no momento, deve esquecer-se desta ação e seguir adiante. A maneira tradicional de se fazer as coisas deve funcionar na maioria das vezes, do contrário, não teria durado o suficiente para se tornar uma tradição! Não obstante, quando se prova que uma ideia está equivocada, não há dúvida que é tempo de mudar. O verdadeiro Papa é o que sente um respeito profundo por suas crenças, mas não as seguirá cegamente a ponto de provocar a própria ruína. É o ensinamento externo, assim como a Sacerdotisa representa o ensinamento secreto que se compartilha apenas com os iniciados.
O Papa (Hierophant) no Tarot
Significado: A Ortodoxia Convencional
Tipo: Arcano Maior
Número: 5
Alfabeto Hebraico: ו (Vav)
Significado: Ortodoxia, apego às formas externas, ao convencional, ao credo e ao ritual. Tradicionalismo Necessidade de seguir as normas socialmente aceitas.
Inverso: Rompimento com o convencional. Mente aberta, disposta a aceitar novas ideias e novas for- mas de pensamento.