10 de nov. de 2018

Oxumare e o Homem da Cabana

Oxumare
Diz a lenda que Oxumare quando criança descobriu, pelos rumores da aldeia em que morava com sua mãe Nanã, que tinha um irmão mais velho. Questionou Nanã a respeito desse irmão e o motivo dele não morar com eles dois; e Nanã disse que ela era ainda muito nova quando esse irmão nasceu e que ela ficou com medo por não saber como cuidar dele, ele nascera muito doente. Oxumare cresceu querendo muito conhecer esse irmão, mas ninguém dizia onde ele morava.



Oxumare em sua adolescência gostava de andar pelas matas, e nessas andanças descobriu uma cabana perto do mar. Ele curioso se aproximou e percebeu que dentro dela havia um homem, o lugar era escuro e ao chegar na porta o homem começou a conversar com ele. A conversa foi muito amigável e Oxumare começou a ir ali todos os dias. Ele ficava sempre na porta da cabana e nunca conseguia ver o homem com quem falava, mas ficava satisfeito, aquele homem o fazia refletir muito sobre a vida, e sobre as coisas do mundo.

Certa vez Nanã passara muito mal, e ninguém na aldeia sabia do que ela sofria, até que Oxumare decidiu levá-la até o homem que conhecera na cabana perto do mar. Chegaram lá e o homem pediu para que entrassem, Nanã muito fraca estava desacordada. O homem usou dendê, milho, e carne de porco, evocou alguns cantos e em questão de minutos Nanã acordou.

Acordada, começou a chorar... Oxumarê muito preocupado perguntou o motivo dela estar chorando, e ela disse: "Esse homem que me curou é seu irmão, ele se chama Xapanã".

Oxumare ficou assustado por achar que seu irmão fosse muito doente, porém ali em sua frente o homem parecia muito forte e saudável. Xapanã lhe disse que foi sua mãe adotiva quem o curou, Iemanjá. Ela o adotou, curou suas feridas e ele descobriu o dom da cura.

Nanã pediu-lhe desculpas por tê-lo abandonado, mas ele disse que não precisava de desculpas, pois ele aprendeu com Iemanjá a perdoar a todos...

Depois de restabelecida, os dois irmãos levaram-na para a aldeia e contaram a descoberta de Xapanã a todos. Ficaram muito felizes, fizeram festas durante dias para comemorar volta daquele que hoje chamamos de O "Curador Ferido".

Oxumare agradece até hoje a Olorum por ter podido conhecer seu irmão mais velho. Agradece por esse Senhor da cura ser seu grande conselheiro, e por ter aprendido com ele o valor do perdão e do amor.

Oxumare é o Orixá da transformação, e foi ele o elo entre o reencontro de Nanã e Xapanã. Foi ele o responsável por desvendar e transformar essa linda história.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário