Conta-nos uma de suas histórias, que Iansã era na verdade um búfalo, e que Ogum flagrou-a tirando a pele de búfalo e entrando no rio para um banho. O ferreiro Ogum apaixonou-se por ela, escondeu a pele de búfalo e seduziu-a. Ela consentiu em segui-lo ao seu reino, desde que ele jamais revelasse o segredo do búfalo.
Antes de prosseguir nessa edificante leitura, convidamos você a conhecer o CURSO ONLINE DE EXU e o CURSO ONLINE DE POMBAGIRA
Boa leitura!
Passado um tempo, após terem-lhe nascidos nove filhos, as outras mulheres do reino, enciumadas, embriagaram Ogum que acabou revelando o segredo de Iansã. Então, as outras mulheres passaram a ridicularizar Iansã que transformou-se em búfalo e matou-as todas, fugindo em seguida para a floresta.
Esse pequeno mito mostra que Iansã é a mulher que pode entregar-se de corpo e alma, mas se sentir que está sendo submetida ou traída, não aceita. Ela revoluciona a própria vida até que consiga viver uma vida plena e digna. Para ela não é o status, o ouro ou a comodidade que lhe importa. Vale mais um amor verdadeiro, sincero e respeitoso nem que pra isso precise recomeçar quantas vezes for necessário.
Não a toa é conhecida como a Orixá do movimento, dos furacões, das tempestades. Por onde ela passa tudo se transforma.
Eparrey Iansã, Eparrey Bela Oyá!!!