31 de jul. de 2018

Sobre o Orixá Logunedé


LOGUN-EDÉ (ou Logunede) é o resultado do encantamento entre Oxóssi Ibualama e Oxum Ieopondá. Divindade dos rios, Senhor da Pesca, que vive 6 meses com o pai, Oxóssi na caça, e 6 meses, com a mãe Oxum, na água doce. Erradamente considerado como um Orixá "meta-meta", ou seja, de dois sexos, Logun-Edé é um Orixá masculino, embora divida o tempo com os pais. Confira abaixo as o vídeo que fizemos sobre as características dos filhos de Logunedé:
Logun-Edé é a manifestação da beleza. Está no encanto dos jovens, no namoro, no flerte. Logun-Edé rege a ingenuidade do jovem, a adolescência, a beleza adolescente. Seu encanto está no primeiro beijo, no primeiro abraço, na primeira oportunidade das "mãos-dadas", no primeiro carinho.

Está presente no brilho do olhar, no perfume das flores, numa paisagem singela. É também Deus da arte, o princÍpio daquilo que é belo e terno. É o príncipe das águas doces, da caça, da alegria e da jovialidade.

Encontramos Logun-Edé na música que aproxima as pessoas, no conhecimento e no encontro, na alegria de viver livremente. 

Logun-Edé rege fundamentalmente o carinho, o gesto meigo, o afago, pois trata-se de um Orixá extremamente dengoso, dependente, ciumento, singelo e manhoso.

É o Orixá da juventude, dos estudos. Sua presença é marcante nos colégios, escolas, faculdades, enfim, em todas as instituições de ensino onde se concentram os jovens. É o encanto, o sorriso, o piscar de olhos, a vida jovem e ativa.

Também está encantado no mato baixo, nas matas pouco densas e, principalmente, nos rios, sua morada predileta.

Está ligado – como o pai, OxÓssi – às artes de pintar, esculpir, escrever, dançar, cantar e a todas as atividades. Está ligado ao banho, pois também é filho de Oxum, deusa das águas doces.

Resumindo: Logun-Edé rege o romance, o namoro, as amizades, sendo ele o responsável pelos gestos amigos e sinceros entre as pessoas. Está encantado, também, nos pequenos animais, como o coelho, o porquinho da índia e os pequeninos pássaros.


Fonte. Era Uma Vez do Axé
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário