Muitos perguntam a respeito da crença umbandista. Querem saber, em resumo, no que enfim a Umbanda acredita e que é de comum acordo entre quem segue a religião. Abaixo descrevemos 11 crenças que você encontrará no meio umbandista:
1 - Crença em um Deus único, conhecido como Olorum, Olodumare ou Zâmbi.
2 - A Umbanda concebe uma "Trindade Divina" baseada em Deus (Criador do universo), Divindades (Orixás ou Santos) e Entidades Espirituais (Espíritos de luz).
3 - Crê em Orixás ou Santos como ministros de Deus, ligados a elementos e pontos da natureza, orientadores energéticos e espirituais dos Guias e Guardiões e dos espíritos encarnados, e utiliza de suas imagens como elemento de alteração de percepções por vias simbólicas.
4 - Crê no sincretismo, onde as divindades de diferentes religiões podem expressar a mesma energia, como por exemplo: Ogum, São Jorge, Ares, Ganesha (que trazem a visão de divindades ligadas a guerra, ao ferro, a retidão).
5 - Crença em figuras especiais criadas por Deus como espíritos muito evoluídos (Anjos da Guarda).
6 - Crença em Jesus Cristo, vindo da linha de Oxalá e por vezes confundido com o próprio Orixá, sendo o espírito mais evoluído já encarnado na Terra.
7 - Crê na ação dos espíritos (seres de luz ou trevosos) que de acordo com seus graus vibratórios e energéticos podem agir no plano físico que conhecemos.
8 - Tem a crença nos Guias e Guardiões responsáveis pela orientação dos médiuns e dos terreiros, assim como daqueles que procuram a Umbanda, auxiliando a evolução dos encarnados e a própria evolução do espírito.
9 - A Umbanda crê na mediunidade, concebendo que todos somos médiuns em diferentes estágios de evolução e com dons diferenciados (dom de incorporação, de intuição, de psicografia, etc).
10 - Crê no amor e na caridade como posturas humanas, que auxiliam os praticantes na elevação espiritual, e que é capaz de influenciar positivamente o mundo e os semelhantes.
11 - Crê no livre arbítrio do ser humano como forma de integração nas leis de causa e feito criadas por Deus.
Referências:
www.mortesubitainc.org
www.raizesespirituais.com.br
www.wemystic.com.br
Eu só discordo na crença em Orixás. Há umbanda tradicionais em que os orixás são apenas nomenclaturas para designar forças.
ResponderExcluirPerfeito!!! De maneira simples sintetizou nossa religiosidade!!!
ResponderExcluirParabéns irmão!!!