16 de mai. de 2017

Oxóssi; Teogonia de Umbanda - Por: Rubens Saraceni

Orixá Oxóssi
O Conhecimento é uma qualidade de Deus e Oxóssi é sua divindade unigênita, pois ele é, em si mesmo, o Conhecimento Divino que ensina todos a conhecerem a si mesmos a partir do conhecimento sobre nosso Criador.

Olorum gerou em si o conhecimento sobre tudo o que criou, e porque tem conhecimento sobre toda a sua criação, então o conhecimento assumiu a condição de uma qualidade sua, à qual ele imantou como um dos mistérios da criação, já que gera em si o conhecimento e é em si onisciente ou conhecedor de tudo e de todos.



Portanto, Oxóssi rege sobre o conhecimento e irradia o tempo todo a todos, porque é em si mesmo o Conhecimento Divino ou a onisciência de Deus.

Oxóssi, por ser unigênito na qualidade divina do conhecimento, também gera em si conhecimentos divinos e aqueles sobre a gênese das coisas de Deus.

Por ser a divindade manifestadora do Conhecimento Divino, Oxóssi está em todas as qualidades de Deus manifestadas pelas suas outras divindades, assim como todas estão em Oxóssi, que é em si mesmo o conhecimento.

Seu magnetismo expande as faculdades dos seres, aguça o raciocínio e os predispõe a buscar a gênese das coisas (o conhecimento sobre elas). Logo, Oxóssi é o estimulador natural dessa busca incessante sobre nossa própria origem Divina. E quanto mais sabemos sobre ela, maior é o nosso respeito para com a criação e mais sólida é nossa fé em Deus, pois passamos a encontrá-lo em nós mesmos.

Então Oxóssi está tanto na natureza como nos conhecimentos sobre a Criação, assim como está na fé, porque nos esclarece sobre nossa origem Divina e nos ensina a conhecermos Deus racionalmente.

Por sua natureza expansiva e seu grau de divindade guardiã dos mistérios da natureza, Oxóssi é descrito nas lendas como um Orixá caçador e ligado às matas (os vegetais). Como divindade, ele é o estimulador da busca do conhecimento e guardião dos segredos medicinais das folhas.

Enfim, Oxóssi é a divindade doutrinadora que esclarece os seres e a partir do conhecimento vai religando-se ao Pai Maior, o Divino Criador.

Por isso, e porque o conhecimento está em tudo e em todos, assim como está nas outras qualidades divinas, Oxóssi é interpretado como a divindade que atua nos seres aguçando o raciocínio, esclarecendo-os e expandindo as faculdades mentais ligadas ao aprendizado das coisas religiosas, estimulando-os a buscar Deus sem fanatismo ou emotividade, mas com conhecimento e fé.

O magnetismo de Oxóssi expande a capacidade de raciocinar e fortalece o mental do ser, pois o satura com a sua essência e energia vegetal, curadoras das doenças emocionais e dos desequilíbrios energéticos que surgem a partir da vivenciação de conceitos errôneos paralisadores da evolução como um todo na vida das pessoas.

Oxóssi polariza e se complementa com Obá, na Linha do Conhecimento Divino.

LEIA TAMBÉM "CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXÓSSI"

[Texto extraído do livro: Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada; pág 154/155]

Um comentário:

  1. Característica dos filhos dos Orixás poderia estar no post de cada um deles...

    ResponderExcluir