3 de fev. de 2016

Oferenda ecológica é opção para quem não quer poluir as águas. Aprenda a fazer

Um presente para Iemanjá e outro à natureza. Desta forma, integrantes da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers) celebram o 2 de fevereiro, também dia de Navegantes, em Cidreira, no Litoral Norte. Há uma década, a entidade criou a oferenda ecológica para ser entregue ao mar na data de homenagem à Rainha do Mar.


Segundo o presidente da entidade, Everton Alfonsin, o objetivo é não agredir a natureza. Por isso, no lugar de madeira e espelhos, que demoram para se decompor, o barco de 30cm de comprimento ganha forma biodegradável, com papel, cola caseira e tinta guache. Neste ano, a Fauers produziu 450 barquinhos que serão deixados no mar de Cidreira depois da procissão luminosa, na noite de 1º de fevereiro, que reunirá os adeptos das religiões de matriz africana. 

— Os barcos são uma forma de a entidade colaborar com a preservação do meio ambiente. Eles levam cerca de duas horas para se desmancharem — explica a pedagoga Inês Pacheco, mulher de Everton, e uma das idealizadoras do barco biodegradável.

Para Inês, mais do que deixar o barco no mar, a oferenda é o que antecede a cerimônia. Cada barco leva cerca de um dia para ser finalizado. É preciso esperar  a goma – cola feita à base de farinha – secar para que o papel-jornal possa ser manuseado até ganhar o formato ideal. Pronto, o barquinho custará, em média, R$ 10. A oferenda ecológica pode carregar pedidos escritos em papel crepom , rosas – apenas as pétalas –, perfume – apenas o líquido – e oferendas em cera. 

— Oferenda é se dedicar para fazer algo. No caso, o presente para Mãe Iemanjá — acredita a pedagoga.

Até o dia da festa, a Fauers estará num estande na Concha Acústica, de Cidreira, trocando os barcos por alimentos não perecíveis – 3kg, cada – ou vendendo-os a R$ 10. Os alimentos serão destinados ao Lar dos Idosos São José, de Canoas. 

Passo a passo para fazer seu barco:


Material: 

Folhas de jornal
Goma: feita com farinha de trigo, água e vinagre
Papel crepom: para decorar o barco
Tinta guache


Modo de fazer:

– Com goma, cole três folhas de jornal.

– Coloque para secar ao sol.


– Dobre o papel para dar forma ao barco: primeiro, ao meio, depois, dobre os lados e, em seguida, duas dobras para fazer a popa da embarcação. Por último, dobre o outro lado, no formato de triângulo, formando a proa.

– Junte as partes com mais tiras de jornal e goma, como se fosse fita adesiva. Coloque a quantidade de jornal necessária para deixar firme a embarcação.

– Coloque para secar ao sol.


– Pinte o barco com tinta guache e decore com papel crepom. O mastro é feito com um rolinho de jornal.
– Leve ao mar.


Fonte. http://diariogaucho.clicrbs.com.br/
Fotos: Mateus Bruxel/Agência RBS

Um comentário:

  1. Mesmo sendo com Menas agressão na água e que leva menos tempo para se desfazer os ani mais marinhos irão engolir, eu sou contra a qualquer oferenda na natureza.

    ResponderExcluir