15 de out. de 2015

Umbanda; conhecimento e respeito pela Natureza

Quando você entra na Umbanda, inicialmente você busca o conhecimento sobre as qualidades/funções dos Orixás e posteriormente percebe elas no seu jeito de ser e agir. 

Através de uma associação dessas informações com você mesmo é que se percebe qual Orixá tem mais a ver com você, ou seja, qual a qualidade que mais se evidencia numa determinada pessoa. 


Esse processo, nós chamamos na casa que eu freqüento de "achar o Pai/Mãe de Cabeça". Se você é realmente filho de Ogum, você vai manifestar em algum sentido as qualidades de Ogum, tais como: lealdade, caráter, compromisso, firmeza de propósito, etc. Esse exemplo serve para todos os Orixás, pois como filhos Deles, herdamos suas qualidades.

Através do autoconhecimento a consciência se expande e muitas respostas são compreendidas.
Ou não é verdade que quando aprendemos mais sobre nossas emoções, nossas fraquezas e nossos vícios adquirimos força para vencê-los e transformá-los em qualidades? Já diz o ditado:"Conhecimento é Poder!".

Mas esse poder só é alcançado se nós nos estudarmos e nos observarmos. 


Pode-se afirmar que Oxóssi é o patrono daqueles que querem conhecer mais sobre sí mesmos.  "Seu magnetismo expande as faculdades dos seres, aguça o raciocínio e os predispõe a buscar a gênese das coisas...Logo, Oxóssi é o estimulador natural dessa busca incessante sobre nossa própria origem divina."

Quem somos, de onde viemos, a que viemos e para onde vamos são questionamentos que permeiam a nossa espécie desde os tempos mais remotos e muitas pessoas tem se esforçado para descobrir algo mais sobre nós e o que nos cerca. Seja através de um livro, assistindo a uma palestra ou conversando com alguém mais experiente, pode-se dizer que Oxóssi é força que induz um buscador espiritual na sua caminhada rumo ao seu destino. 

Se somos espíritos encarnados, e em cada encarnação assumimos uma nova forma ou uma nova identidade que é moldada pelo ambiente que nos cerca e pelas escolhas que fazemos, então quem sou eu realmente? O verdadeiro "Eu" é a soma de todas as experiências de todas as nossas encarnações anteriores. 

Mas como acessar esse conhecimento que existe em nós? Oxóssi, com certeza tem a chave e nos impulsiona a buscá-la. 

Estar em perfeito alinhamento com esse Orixá permite que saibamos uma pequena fração do que Ele sabe, assim como manifestar no plano físico o que Ele manifesta em todo o universo. 
O Chakra Frontal, sede das forças mentais superiores, da aptidão intelectual, da memória, da consciência é associado a nosso Pai Oxóssi; a expansão da consciência também faz aumentar nosso conhecimento sobre nós e sobre as coisas ao nosso redor.

É como olhar para uma semente e não ver somente ela mas sim uma grande árvore em potencial, vendo inclusive seus futuros frutos, sua cor, sua textura, seu cheiro, seu sabor....... 

"...e quanto mais sabemos sobre ela (nossa origem Divina), maior é o nosso respeito para com a criação e mais sólida é nossa fé em Deus, pois passamos a encontrá-Lo em nós mesmos." 

Nossa origem está em Deus, e sendo filho Dele cada um carrega uma herança genética Divina, ainda que só umas poucas religiões preguem isso aos seus adeptos.

O papel de todas as religiões deveria ser o de despertar essa consciência de nossa origem Divina para o ser humano. 

Pegue como exemplo uma criança nascida num berço Umbandista, que desde de pequena vê que Deus está na Natureza e que Ela é a beleza Dele manifestada. 

Essa criança participa das Giras nas matas/praias/cachoeiras e conscientemente associa esse ponto de força como um altar ou Templo natural de Deus. Quando ela se tornar um adulta, vai respeitar e amar a natureza, pois saberá que lá é a casa do Caboclo/Erê/Encantado/Orixá. 

Agora imagine pegar a mesma criança e ela tiver nascido em uma religião mentalista ou abstrata, onde dizem que Deus está dentro de um templo de tijolos, sem cor, sem cheiro, sem dança, sem beleza e onde é pregado que a Natureza foi feita para servir ao homem como uma espécie de matéria prima de consumo.

Onde a ausência de conhecimento estiver, lá estará a ignorância para com as coisas divinas. 

Existe uma teoria que transita por nossas bandas de que no futuro a Umbanda nos ajudará a salvar a Natureza. Pois somente se o homem entender que a Natureza é a parte visível de Deus, que ela é Sagrada, é que talvez ela não venha a desaparecer. Hoje vemos muitos dirigentes Umbandistas comprando pedaços de terra com matas nativas para assim poder fazer seus Cultos, pois nossa associação do Sagrado para com a Natureza vem de berço. 

Que nosso Pai Oxóssi desperte a consciência das coisas divinas em todos nós, para que assim os nossos Templos Naturais, tais como cachoeiras, praias, montanhas, mangues e matas não acabem.

Axé!!!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário