7 de jul. de 2017

No que a Umbanda Acredita?


Muitos perguntam a respeito da crença umbandista. Querem saber, em resumo, no que enfim a Umbanda acredita e que é de comum acordo entre quem segue a religião. Abaixo descrevemos 11 crenças que você encontrará no meio umbandista:



1
 - Crença em um Deus único, conhecido como Olorum, Olodumare ou Zâmbi. 
2 - A Umbanda concebe uma "Trindade Divina" baseada em Deus (Criador do universo), Divindades (Orixás ou Santos) e Entidades Espirituais (Espíritos de luz). 
3 - Crê em Orixás ou Santos como ministros de Deus, ligados a elementos e pontos da natureza, orientadores energéticos e espirituais dos Guias e Guardiões e dos espíritos encarnados, e utiliza de suas imagens como elemento de alteração de percepções por vias simbólicas.
4 -  Crê no sincretismo, onde as divindades de diferentes religiões podem expressar a mesma energia, como por exemplo: Ogum, São Jorge, Ares, Ganesha (que trazem a visão de divindades ligadas a guerra, ao ferro, a retidão). 
5 - Crença em figuras especiais criadas por Deus como espíritos muito evoluídos (Anjos da Guarda). 
6 - Crença em Jesus Cristo, vindo da linha de Oxalá e por vezes confundido com o próprio Orixá, sendo o espírito mais evoluído já encarnado na Terra. 
7 - Crê na ação dos espíritos (seres de luz ou trevosos) que de acordo com seus graus vibratórios e energéticos podem agir no plano físico que conhecemos. 
8 - Tem a crença nos Guias e Guardiões responsáveis pela orientação dos médiuns e dos terreiros, assim como daqueles que procuram a Umbanda, auxiliando a evolução dos encarnados e a própria evolução do espírito. 
9 - A Umbanda crê na mediunidade, concebendo que todos somos médiuns em diferentes estágios de evolução e com dons diferenciados (dom de incorporação, de intuição, de psicografia, etc). 
10 - Crê no amor e na caridade como posturas humanas, que auxiliam os praticantes na elevação espiritual, e que é capaz de influenciar positivamente o mundo e os semelhantes. 
11 - Crê no livre arbítrio do ser humano como forma de integração nas leis de causa e feito criadas por Deus.

Referências:

www.mortesubitainc.org
www.raizesespirituais.com.br
www.wemystic.com.br

2 comentários:

  1. Eu só discordo na crença em Orixás. Há umbanda tradicionais em que os orixás são apenas nomenclaturas para designar forças.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!!! De maneira simples sintetizou nossa religiosidade!!!

    Parabéns irmão!!!

    ResponderExcluir