20 de out. de 2016

Alecrim e suas aplicações - Por: Adriano Camargo

Alecrim. Vamos falar de mais uma erva da família das labiadas que é bastante comum e seu uso é frequente nos rituais de Umbanda: o Alecrim (Rosmarinus Officinalis).

A origem de seu nome “Rosmarinus” vem do latim e significa “o orvalho que vem do mar”, porque o Alecrim surgiu nas praias do Mediterrâneo e tem cheiro característico de flores à beira-mar.


Muito usado pelos portugueses, foi principalmente introduzido em nossa cultura pelos bandeirantes, mas antes disso já existiam espécies em nossa terra e o nativo sabia muito bem como utiliza-las.
Os gregos faziam coroas de Alecrim e usavam-nas como símbolo da imortalidade; também o Alecrim teve seu caule queimado para purificar o ar em hospitais e quartos de doentes.

Seu cultivo é simples e não exige muitos detalhes. Pode e deve ser plantado junto à Sálvia. É uma erva arbustiva e não ultrapassa os dois metros de altura; gosta de bastante sol.
Aliás, é uma erva ligada ao planeta Sol e aos Orixás Oxalá, Oxóssi e Xangô.

No uso ritualístico, o Alecrim atenua a característica agressiva de outras ervas como o Guiné e o Pinhão-Roxo, entre outras usadas em banhos e defumações.

Podemos usá-lo sozinho para banhos e defumações, pois trata-se de uma erva das mais completas, carregando em si propriedades limpadoras, purificadoras e energizadoras. Erva da Amizade e da Juventude eternas, se colocada embaixo do travesseiro proporciona bons sonhos.

Banhos de Alecrim tomados por um casal (de preferência juntos) faz com que o amor se eternize.
Essa poderosa Erva da Jurema é um inseticida natural. Você pode fazer uma infusão bem forte e usá-lo num borrifador para afastar moscas e outros insetos. Na culinária é um ótimo tempero para carnes e peixes.

Bom para os rins, equilíbrio da pressão arterial, melhora a circulação. Usado como antisséptico, combate a icterícia e auxilia nos casos de dores reumáticas, digestão e facilita a menstruação.
Pode-se preparar um “fumo” somente com Alecrim ou associado com a Sálvia que auxilia nos casos de asma.

É isso pessoal!


Por: Adriano Camargo
umbandaeucurto.com

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário