19 de nov de 2015

Características dos filhos de Oxumaré

Oxumaré a cobra/arco-íris,  orixá masculino, símbolo da continuidade e da permanência. Representa a riqueza e a fortuna. Rege o princípio da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.

É o segundo filho de Nanã, irmão de Ewá e Omolú/Obaluaiê seu irmão mais velho, e Ossaim seu irmão mais novo.

Pode ser representado pela serpente que morde a própria cauda. Ele é o senhor de tudo que é alongado. O cordão umbilical que está sob o seu controle, é enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá da boa conservação dessa árvore.

Oxumarê é sincretizado com São Bartolomeu. Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia.

Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange.
Homenageado pela igreja católica no dia 24 de Agosto.



  • Físico e Temperamento


Fisicamente, os filhos de Oxumaré tendem a se movimentar com leveza, pouco levantando os pés do chão e com uma sedutora desenvoltura nos movimentos corporais. Não costumam ser altos, normalmente são magros, possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas não enxergam muito bem. 

São pessoas que (se não estiverem num grau evolutivo equilibrado) poderá se prender a valores materiais e ostentar suas riquezas.  Têm em comum com a cobra a facilidade em serem silenciosos, armarem seus botes na vida sem que as pessoas em torno se apercebam disso e só atacando seus inimigos quando têm plena certeza da vitória, que a vítima está encurralada num território que não é o seu.

São pessoas graciosas de fala macia, consideradas ambiciosas, que fazem o possível para vencer na vida. Possuem o dom da paciência e da perseverança. Não se deixam abater pelas contrariedades que a vida lhe traz, revertendo sempre a situação a seu favor. Suportam com altivez qualquer rejeição que venham a sofrer. São prudentes e astutos nos negócios, gostam de luxo e da companhia de pessoas influentes. Confiam mais nas suas vibrações que nos conselhos dos outros. 

Quando conseguem uma certa projeção social, podem se tornar orgulhosos e, às vezes, arrogantes, ao tentarem diminuir as pessoas que o cercam. Eles sempre se destacam em qualquer ambiente, exibindo toda a sua soberania, cientes do seu caráter altivo e guerreiro. Apesar disso os filhos de Oxumarê são muito bons de coração, apiedando-se do sofrimento alheio e não se negando a ajudá-los. Não suportam ser colocados de lado ou serem traídos de alguma forma.

Nessas situações, reagem usando alguns subterfúgios, para que esses inimigos sintam sua presença forte e ameaçadora, o que geralmente conseguem. Num confronto pessoal, agem com muita calma e coragem, falando tudo o que tem vontade, deixando a pessoa sem reação. Não se deve, portanto provocar uma pessoa que seja deste Orixá, sem estar preparado para uma reação brusca e agressiva como o bote de uma serpente. 

As pessoas deste Orixá são muito comunicativas e extrovertidas, provocando inveja em muitas pessoas. Mesmo que estejam passando por momentos difíceis, estão sempre dispostos a enfrentar os problemas, ao invés de fugir deles. São muito dinâmicos, indo atrás de novidades em todos os sentidos. Desempenham muito bem tudo o que se propõem a fazer, demonstrando extrema segurança em suas ações.

Emocionalmente, são instáveis e com tendência a solidão, mesmo que acompanhados, provocando nas pessoas todo tipo de sentimento, como amor, ódio, alegria, compaixão, admiração, etc. Suas características se aninham em seus filhos, como a clarividência (poder de ver coisas que não são visíveis a olho nu). 

Os filhos de Oxumarê têm a capacidade de renovação e mudança constante, tanto que são tidos como pessoas que podem romper com seu estilo de vida e ser capazes de abandonar tudo (emprego e amizades) para começar uma nova etapa da vida. Tem tendência também à bissexualidade, mas nem todos os filhos de Oxumarê aceitam isso com tranqüilidade diante da moralidade e preconceito que a sociedade carrega frente ao assunto.

Outras qualidades são a inteligência, a curiosidade e a ironia. São muito agitados e precisam de movimentação. São pacientes e determinados, vão até o fim em tudo o que fazem.

São pessoas geniosas, de personalidade difícil de agradar. Não gostam muito de se mostrar, são cheios de mistérios em relação a sua vida particular. Mas fazem questão de demonstrar ao mundo o seu melhor, afinal, são ambiciosos e sabem onde desejam chegar. São prudentes em relação às pessoas e buscam ajudar o quanto podem, mas se sentirem que há falsidade no que lhe contam, caem fora sem dar maiores explicações. 

Oxumaré é Babalawô, com forte dom de adivinhação, quase equivalente ao de Orunmilá. Além de poder de cura e de magia. Por isso seus filhos e filhas, tem características de vidência, a capacidade de ver coisas que não estão visíveis a olho nu. Claro que, com tudo isso, as características dos filhos de Oxumaré não poderiam ser outras se não a capacidade, ou tendência, à renovação e mudança constantes, sendo então apresentados como pessoas que de tempos em tempos, rompem com todo seu estilo de vida, sendo capazes de abandonar tudo, desde o emprego até as amizades, para começar um novo ciclo.



  • Amor e Casamento


Sua vida amorosa é marcada por um grande mistério sempre. Algumas vezes parecem extremamente apaixonados por alguém, mas ao mesmo tempo, parece que essa pessoa é apenas uma amiga. Demora a revelar seus romances porque acredita que inveja e mau olhado são os grandes vilões que acabam com sua relação. Sabe como conquistar alguém, mas só se aproxima de pessoas interessantes e com condições financeiras boas. Não tem vergonha disso, pois acredita que só pode melhorar e crescer na vida com alguém maior que você. Até suas relações amorosas busca garantir o sucesso profissional. Namorar um regido de Oxumarê não é fácil, pois sua tendência para a infidelidade é grande. Todas às vezes que bate a insegurança ou o ciúme, acredita que não é amada (o) como deveria e acaba nos braços de outras pessoas sem arrependimentos.

Costumam ser vítimas de intrigas, mas de uma maneira geral, sempre sabem como lidar com isso. 

Amantes esporádicos, pois aparentemente conseguem viver um longo tempo sem sexo, mas quando estão dispostos levam a sério.

O lado negativo dessas pessoas é o fato de quererem impôr suas idéias e personalidade o que acaba provocando muitos atritos em família. São perigosos, traiçoeiros e altamente rancorosos, normalmente são bastante ciumentos e egoístas, e exigem muito dos outros. Se estiverem de bem com alguém, são amigos, mas se de alguma forma são contrariados tornam-se amargos e antipáticos, chegam mesmo a ser ríspidos e desagradáveis. Tem tendências suicidas. 



  • Trabalho e Dinheiro


No emprego, se destaca como poucos pelo seu dinamismo e sua grande inteligência. Também tem o dom de resolver problemas rápidos e de maneira simples. Dificilmente erra em suas análises, e quando erra, nunca é por inteiro. Tem muito talento para artes e pode se destacar ainda mais em profissões ligadas a artes, decoração, arquitetura e paisagismo. Trabalhar com o comércio também é sua área, mas precisa ser dona (o) do seu próprio negócio, pois possui talento para saber como tudo precisa ser arrumado e dirigido.

Conseguem com incrível facilidade desenvolver qualquer tipo de trabalho, principalmente aqueles voltados às pesquisas.  São realistas, são pessoas bem rápidas no seu raciocínio e são mais apaixonadas pelo seu próprio trabalho do que quaisquer outras coisas. 



  • Saúde


Na saúde, estão sempre tão ligados aos seus assuntos profissionais que se esquecem de cuidar da alimentação, o que geralmente faz com que sofram com anemias e doenças que aparecem devido a ela. Devem se alimentar de maneira mais disciplinada e com maior qualidade. Muito cuidado também com o estresse, pois ele costuma atacar seus órgãos reprodutores, trazendo problemas graves de infertilidade. Sair um pouco de casa sem desconfiar tanto das intenções das pessoas, com certeza fará muito bem para os filhos de Oxumarê.




  • O Homem de Oxumaré


São orgulhosos e exibicionistas, mas também generosos e desprendidos. Quando se trata de ajudar alguém são os primeiros a chegar, extremamente ativos e ágeis estão sempre em movimento, estão sempre em ação, não podem parar. Mesmo sendo preguiçoso, não se engane, pois a mente estará a mil por hora.

São pacientes, obstinadas na luta por seus objetivos e não medem sacrifício para alcançá-los.
A dualidade do Orixá também se manifesta em seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão em suas vidas, que chegam a ser de l80º, indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade, mudam de repente da água para o vinho.

Periodicamente mudam tudo em sua vida de maneira radical. Mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego, vivem rompendo com o passado, buscando novas alternativas para o futuro para cumprir o seu ciclo de vida mutável, incerto de substituição, inconstante.

Os filhos de Oxumarê são dotados de incrível capacidade de adaptação a qualquer tipo de situação. São pessoas despachadas, astutas, inteligentes e bastante observadoras; estão em constante movimento e não se deixam prender por nada, a não ser aquilo que realmente os interessa. 



  • A Mulher de  Oxumaré


Apreciam e conhecem jóias, bons tecidos, automóveis, bebidas caras, bons restaurantes. 

As filhas de Oxumaré, tem misticidade nos olhos, em muitos pontos são parecidas com as filhas de Oxum, são até confundidas em muitos terreiros, mas, há algo mais, como também uma mescla de maior ancestralidade de magia na alma, vibradas e fundidas da linha de Obaluaê, irmão de Oxumaré e de Ogum, o orixá guerreiro que também forma em algumas manifestações par com Iemanjá. 

As filhas e filhos de Oxumaré, adoram sexo, oráculos, magia, assuntos místicos e são honestas, generosas, mas, também, vingativas quando provocadas. Se forem humilhadas, abandonadas ou atiçadas, podem ser terríveis e com uma língua muito ferina. Mas, em geral, no auge de sua positividade, as filhas de Oxumaré, especialmente quando formam par com Oxum na cabeça do filho de fé, são altamente sensuais, desejadas, admiradas e tem uma misticidade que salta aos olhos com um dom magístico e premonitório incrível... 

4 comentários:

  1. Sou filha de Oxumaré e me identifiquei com 90% do que foi escrito. O autor(a) desse artigo está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sou de oxumare, e me identifiquei com o que autor relator, esta de parabéns

    ResponderExcluir
  3. Sou de oxumare, e me identifiquei com o que autor relator, esta de parabéns

    ResponderExcluir
  4. Sou de oxumare, e me identifiquei com o que autor relator, esta de parabéns

    ResponderExcluir