25 de nov. de 2015

A Umbanda e o Meio Ambiente

O Brasil é um país privilegiado, pois há em seu vasto território recursos em abundância, sejam minerais, hídricos e vegetais.  Talvez não tenha sido por acaso que a Umbanda surgiu por aqui.  Os Orixás da Umbanda vinculam-se às forças da natureza e, assim, o ar é de Oxalá, as pedreiras são de Xangô, o mar azul é de Iemanjá, os rios e cachoeiras são de Oxum, as chuvas de Iansã, as matas e a fauna de Oxóssi, os metais ferro e manganês de Ogum.

Além da natureza, outro elemento fundamental para entendermos a Umbanda é o povo brasileiro. Nosso povo possui, na sua formação, uma enorme religiosidade. A miscigenação, entre estrangeiros e nativos, nos trouxe, entre outras dádivas, nossa criatividade.  Nossa alegria brota das Crianças, a religiosidade e simplicidade e a religiosidade dos nativos, a humildade e musicalidade dos Negros. Daí o resultado da tríade da Umbanda: Crianças (pureza), Caboclos(simplicidade) e Pretos Velhos (humildade).   O brasileiro tem as feições de todo o planeta, razão pela qual ensinaremos a espiritualidade para o mundo, essa espiritualidade brota da Umbanda.

Falemos então das energias. A Umbanda manipula as energias naturais, assim, pelo fato de em nosso país ter um enorme potencial energético, estamos preparados para toda uma programação astral em que essas energias serão trabalhadas em prol da humanidade e do planeta.  Caso continue o ritmo de consumo e a destruição da natureza, em breve os recursos serão escassos e logo a população humana poderá sucumbir (e isso é preocupante!)  

A poluição dos rios, dos mares, a falta de recursos vegetais, a extinção das espécies animais, a queima de combustíveis fósseis e a diminuição da camada de ozônio e o conseqüente derretimento das calotas polares com profundas alterações climáticas são desequilíbrios que devem ser minimizados e que todos nós podemos contribuir diariamente.

Sempre é bom lembrar que umbandista respeita o meio ambiente, não pratica sacrifícios animais e, sua profunda ligação com a natureza e suas energias o fazem um defensor de primeira ordem do nosso meio.  

Assim, preservar a natureza é fundamental, pois a sobrevivência do planeta está em jogo. Escolha produtos biodegradáveis e naturais para suas oferendas e obrigações. Discuta estes temas em seu Terreiro, conscientize; seja agente motivador e modificador em prol do meio que nos cerca!


Baseado e adaptado de artigo escrito por Claudio Henrique de Castro
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário