Mironga é um termo surgido da palavra “Milonga” do Quimbundo,
língua falada em Angola pelos Ambundos. Refere-se a mistério, segredo. Palavra
bastante usada nos cultos bantos (Grupo etno-linguístico localizado
principalmente na África subsaariana que engloba cerca de 400 subgrupos étnicos
diferentes). Confira o vídeo que fizemos sobre a Mironga na Umbanda:
Em especial, na religião de Umbanda, tornou-se termo que
designa aquele que faz mironga, ou que é mirongueiro. Ganhou significado de feitiço, manipulação de energias.
É em si magia das mais variadas aplicações cósmicas com finalidade
de cura, abertura de caminhos, claridade das ideias e sanidade mental. É conhecimento
milenar dos magos que pela Terra passaram em outras eras. É um processo magístico efetuado por aqueles que em outras vidas foram iniciados nos mais variados
conhecimentos místicos e ocultos da natureza, e que aplicam a alquimia astral
em favor da mudança dos estados de energia nos mais diversos planos, dimensões
e densidades de manifestação da vida e do espírito imortal dos seres.
Através dos Pretos Velhos a mironga se adequou aos termos
primordiais da Umbanda. E dessa forma passou a ser utilizada única e
exclusivamente para prática da caridade socorrista, com humildade e serventia
ao próximo, na intensão de trazer alento e conforto aos que sofrem pelas mais
diversas causas.
A mironga no plano físico e material se utiliza a princípio de
4 elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar (elementos presentes no café,
no cachimbo, na fumaça, nos ramos de arruda e guiné, etc). Porém, com a chegada
do Baiano como linha de trabalho na Umbanda a partir dos anos 60 e 70,
acrescentou-se o elemento “madeira” as mirongas de Umbanda. A madeira do coco
que o Baiano utiliza nas giras umbandistas é um elemento hiperpoderoso, pois
como sabemos a madeira representa aquilo que germinou, floresceu e se consolidou,
ganhou forma e um lugar no mundo. A energia atômica da madeira é uma fortaleza
por excelência.
A diferença das mirongas de Pretos Velhos e de Baianos estão
no fato de que as práticas mirongueiras dos Pretos Velhos buscam doar
discernimento, limpeza física e espiritual, ascensão filosófica aos seres.
Enquanto que a Mironga do Baiano traz essencialmente a força necessária para
encarar desafios, enfrentar tempestades com a dureza que o Nordestino carrega
como ninguém.
A mironga é um fundamento de Umbanda. Tem em si aspectos
variados, mas que em nossa religião só traz o bem aplicado a leis Humanistas
dos Terreiros.
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Excelente texto. Lembra-me uma frase que meu amado Pai Joaquim diz pras pessoas: "Sou mandingueiro, quizumbeiro e catimbeiro". Adorei as almas
ResponderExcluirGratidao pelo texto, bem explucatexp. Bons dias!
ResponderExcluirGratidão pelo texto, bem explicativo. Bons dias.
ResponderExcluirAdorei a forma como o texto foi escrita a, com comparações e diferenças entre os pretos velhos e os baianos.
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar conosco a informação
Texto postado em 2016... eu aqui em 2020 tomei conhecimento, em todos os sentidos. Obrigado por ainda existir tal explicação.
ResponderExcluirAdorei a explicação. Adorei as almas 🙏
ResponderExcluirUma pessoa falou comigo que mironga é dinheiro e inclusive já vi entidades dessa pessoa se referir a mironga como dinheiro.
ResponderExcluirEstá certo ou não?
Fiquei na dúvida.
Que texto maravilhoso, gostei muito esclarecedor
ResponderExcluirMuito interessante, sanou a dúvida que eu tinha com relação aos termos mironga e mirongueiro !
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