Orixás

A Umbanda acredita que os Orixás não tiveram vida corpórea na terra; mas são a representação da energia, força oriunda da natureza, e é tal força que auxilia os seres humanos nas dificuldades do dia a dia. Na Umbanda, os orixás também não incorporam (diferentemente do Candomblé), o que se vê é a manifestação dos Falangeiros dos Orixás, que são os Guias ou Entidades que trabalham sob ordens de um determinado Orixá.

Cada pessoa recebe a influência de um Orixá, que será seu protetor por toda a vida e nós os chamamos de Orixá Ancestre (ou Ancestral), sendo aquele que magnetizou o ser assim que ele foi gerado por Deus e o distinguiu com sua qualidade original e natureza íntima, imutáveis e eternas.
Recebemos em vida atual mais dois, o Orixá Adjunto (ou Djuntó) sendo aquele que apassiva ou estimula o ser, sempre visando seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente.
E recebemos o Orixá de Frente, sendo aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz numa direção na qual o ser absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades, abrindo-lhes novos campos de atuação e crescimento interno.

Clique para visualizar os atributos de cada Orixá:
















6 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de esclarecer uma dúvida: De acordo com o texto acima, somos regidos por 3 orixás (Ancestre, Frente e Adjunto). Na descrição do arquétipo dos orixás, são estabelecidas características físicas e emocionais de cada um. Se somos influenciados pelos 3 orixás, qual deles devo levar em conta para fazer a minha leitura, ou somos um misto dos 3 ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão. É sabido que os Orixás estão integrados a todas as partes do nosso corpo, e nos nossos chackras principais e onde eles se conectam de maneira mais influente trazendo as energias exteriores do mundo e do universo. Em nossa cabeça (Ori) eles se conectam de maneira mais profunda nos dando energia que nos caracterizam em nossa humanidade. O Orixá que você pode levar em consideração para entender a sua personalidade nessa vida é o de frente. o Djuntó voce entenderá como um intermediador cármico que lhe auxiliara nas diversas situações de dificuldades e transformações. E o Ancestre você entende como aquele que se conecta contigo através dos sonhos, da intuição, da criatividade

      Excluir
  2. O Ancestre seria o mesmo que se chama Regente? Sou nova na religião, ainda me habituando aos termos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, até onde eu tenho meu humilde conhecimento, os Ancestres São um masculino e um Feminino tb....ou seja, são 4 orixás na nossa coroa.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde so nao encontrei o orixa exu por qual motivo não esta na lista dos orixas

    ResponderExcluir