16 de mai. de 2017

Obaluaê; Teogonia de Umbanda - Por: Rubens Saraceni

Orixá Obaluaê
Olorum tudo cria e a tudo gera. Na sua criação está sua estabilidade, e nos seres está sua mobilidade ou evolução incessante. Estabilidade e evolução, eis a sexta Irradiação Divina que está em tudo e todos, porque é uma qualidade do Divino Criador. No vídeo abaixo falamos sobre a diferença entre Obaluaê e Omolu. Confira:





Essa sua qualidade, sua estabilidade, proporciona o meio ideal para os seres viverem, e na sua mobilidade gera os recursos para os seres evoluírem. Sem estabilidade um ser não evolui, pois tem de tê-la em todos os aspectos de sua vida.

Então, Olorum gerou nessa sua qualidade uma divindade dual, ou de dupla qualidade, tornando-a em si mesma essa sua qualidade estabilizadora e evolutiva. E surgiu Obaluaê, Orixá bielemental por suas qualidades divinas, que rege a evolução dos seres.

Mas essa dupla qualidade está na própria gênese, pois sem estabilidade nada se sustenta, e sem transmutação tudo fica paralisado. Obaluaê é esta dupla qualidade, que tanto sustenta cada coisa no seu lugar como conduz cada uma a ele.

Ele está no próprio universo, pois é a estabilidade que sustenta cada corpo celeste no seu devido lugar, como é o movimento da mecânica celeste, que mantém todos os corpos em movimento contínuo. Por isso, Obaluaê é passivo na sua qualidade estabilizadora e ativo na sua qualidade mobilizadora.

Obaluaê é o Orixá que atua na Evolução e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro.

Evoluir é crescer mentalmente, é passar de um estágio para outro, é ascender numa linha de vida de forma contínua e estável. E, tudo isso, a qualidade dual de Deus proporciona aos processos genéticos e aos seres. Então surge Obaluaê, divindade unigênita gerada nessa qualidade do Divino Criador, que o torna em si mesmo a estabilidade e a mobilidade de tudo o que existe, animado ou inanimado.

Então vemos surgir o Divino Trono da Evolução, que é, em si mesmo essa qualidade dual de Deus. Ela é dual porque tanto proporciona a estabilidade quanto o movimento, condições imprescindíveis à evolução da vida.

Obaluaê está em todas as outras Qualidades Divinas como a estabilidade ou eternidade de cada uma delas e como a mobilidade ou atuação delas em tudo o que existe.

Ele, por ter sido gerado nesta qualidade dual e por sê-la em si mesmo, também a gera de si, fazendo surgir a Hierarquia dos Tronos da Evolução, como gera de si, irradiando sua qualidade a tudo e a todos, despertando em cada um essa vontade irresistível de seguir adiante, de alcançar um nível de vida superior, de chegar mais perto de Deus.

Sim, Obaluaê, na sua irradiação aceleradora da vida, dos níveis e dos processos genéticos, desperta tudo isso nos nos seres.

Então ele não é só o Orixá da cura, mas também do bem estar, da busca de dias melhores, de melhores condições de vida, etc.

Na Umbanda, Obaluaê é evocado como Senhor das Almas, dos meios aceleradores da evolução delas, e todos sentem uma calma e um bem estar incríveis quando um ser natural de Obaluaê baixa num médium e gira no templo, pois ele traz em si a estabilidade, a calmaria, mas também traz a vontade de avançar, de seguir adiante e de ir para mais perto dos Tronos de Deus.

É certo que, por ser uma divindade, nos auxilia em todos os sentidos. E, se um povo da África o cultuou como "Deus da varíola", é porque ele cura mesmo os enfermos.

Esta natureza medicinal de Obaluaê tem sido muito evocada na Umbanda e muitos têm sido curados após chamarem por sua interseção em favor dos enfermos.

Obaluaê é, também, um Orixá Curador. E a Linha das Almas ou Corrente dos Pretos Velhos é regida por ele, o qual podemos vislumbrar quando conversamos com espíritos desta corrente. Estes nos transmitem paz, confiança e esperança, e quando os deixamos após consultá-los, temos a impressão de que tudo se transformou e nos sentimos bem.

Obaluaê gera de si, e os Pretos Velhos são os espíritos que captam direto dele suas irradiações, tornando-se também irradiadores dessa Qualidade Divina que estabiliza e transmuta a vida de quem os consultar.

A própria forma de os Pretos Velhos incorporarem já é um reflexo dessa qualidade dual de Obaluaê, diante da qual todos se curvam, aquietam-se e evoluem calmamente.

Todo ser natural de Obaluaê incorpora curvado e o mesmo acontece com os espíritos que atuam sob sua Irradiação Divina. O peso que parecem carregar não é fruto da idade avançada ou velhice, mas sim é a ação da qualidade estabilizadora desse Orixá, telúrica na estabilidade e aquática na mobilidade.

Obaluaê é um Orixá "terra/água"

Então vemos os Pretos Velhos caminharem curvados, parecendo cansados. Mas quando se assentam em seus banquinhos para as consultas, aí são vivazes, observadores e sábios, sem deixarem de ser simples.

Obaluaê é o "Senhor das Passagens" de um plano para outro, de uma dimensão para outra, e mesmo do espírito para a carne e vice-versa.

É o mistério Obaluaê que reduz o corpo plasmático do espírito até que fique do tamanho do corpo carnal alojado no útero materno. Nesta redução, o espírito assume todas as características e feições do seu novo corpo carnal, já formado.

Esperamos que as pessoas deixem de temê-lo, que passem a amá-lo e adorá-lo pelo que realmente ele é - um Trono Divino que cuida da evolução dos seres das criaturas e das espécies.

[Texto extraído do livro: Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada, pág 165/167]
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário