1 de mai. de 2017

Maio: Mês dos Pretos Velhos na Umbanda

Quem dos que simpatizam com nossa sagrada Umbanda, não se encantam com a paciência e sabedoria dos nossos queridos Pretos Velhos? Vovôs e Vovós que trazem em sua figura humilde a imagem dos tempos de tortura e angústia de uma época obscura da sociedade brasileira. 

Porém, retratam em sua incorporação, que nada de mágoa guardam deste tempo. Ao contrário, demonstram ter aprendido muito com a dor e o sofrimento, são o exemplo claro da resignação.


Eles são os feiticeiros da Umbanda, exímios conhecedores das magias ocultas, com suas oferendas, patuás e benzimentos, alcançam todas as graças conforme o merecimento de cada um!

Na Umbanda,  os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio especificamente, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil. Nesse mês inteiro lhes rendemos homenagens, logo que os Vovôs e Vovós são um dos pilares da tríade umbandista, ao lado dos Caboclos e dos Erês.

São Entidades que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas e que adoram contar histórias de suas vidas passadas. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo da sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada evolução, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores. 

Milagre? Não! Apenas energia positiva de antepassados que viveram nesta terra e voltam para nos trazer mais ensinamentos. Os Anciãos do Astral.

Ligados a vibração de Obaluaê, são mandingueiros poderosos. Com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.

A característica desta linha, devido a elevação espiritual de tais entidades, é o conselho e a orientação, são psicólogos natos, auxiliadores, curam e trazem tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.

Fonte, 
associacaoalfaeomega.org
vovofabricio.xpg.com.br
auradeumacacique.blogspot.com.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário