25 de out. de 2016

Cabocla Jurema e suas Falanges

A Cabocla Jurema é uma das entidades mais reverenciadas em todos os terreiros. Sua história começa aos sete meses de nascida quando foi abandonada por sua mãe e assim acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá, Cabocla Jurema foi cacique de sua tribo e ao desencarnar, veio a terra na forma da grande Cabocla Jurema.

Cabocla Jurema é entidade de força, de poucos risos, mas de um carinho fora do normal.


História de Cabocla Jurema



A ela credita-se, várias falanges de caboclos, onde ela é a comandante, são chamados eles de falangeiros da Jurema. E tem sua filha Jureminha que responde também na linha de Jurema.

Filha valente de Tupinambá. Adotada pelo mundo, foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome; e cresceu forte, bonita, como formosura da noite e firmeza do dia. Corajosa, a cabocla tornou-se a primeira guerreira mulher da tribo, pois a sua força e agilidade e manejo das armas e da ciência da mata, se tornara uma lenda por todo continente; onde contadores de estórias, aos pés da fogueira, falavam da índia de pena dourada, que era a própria mãe Divina encarnada.

Nada causava medo na Cabocla, ate que um dia ela encontrou seu maior adversário; o amor. Jurema se apaixonou por um caboclo chamado Huascar, de uma tribo inimiga chamada Filhos do Sol, que fora preso numa batalha.

Os dias se passaram e o amor aumentava, pois o pior de amar não é amar sozinho e sim amar sem retorno, pois exige do amado, uma ação em prol do amor.

Jurema que aprendera a resistir ao conto do boto, ao veneno da cascavel e da madeira, já resistira bravamente a centenas de emboscadas e que sentia o cheiro à distância de ciladas, não conseguiu resistir ao amor que fluía do seu peito por aquele guerreiro. Observando o Caboclo preso, ela viu nos olhos dele, as mil vidas que eles passaram juntos, viu seus filhos, o amor que os unia além da carne e percebeu que não foi por acaso, que ele fora o único caboclo capturado vivo, e decidiu libertá-lo, mesmo sabendo que seria expulsa da sua tribo.

Na fuga, seu próprio povo a perseguiu, e em meio a chuva de flechas voando na direção do caboclo fugitivo, foi Cabocla Jurema que caiu, salvando o seu amado e recebendo a ponta da morte que era pra ele, no seu próprio peito.

Conta a Lenda, que o Caboclo Huascar voltou a Terra do Sol e fundou um império nas montanhas andinas e mandou erguer um templo chamado Matchu Pitchu em homenagem a Cabocla Jurema, onde, só as mulheres da tribo habitariam e lá aprenderiam a serem guerreiras como a mulher que salvara a sua vida. 

E no lugar onde a Cabocla Jurema caiu, nasceu uma planta rebusca e muito resistente que dá flor o ano inteiro, cujo formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso chamou atenção de todas as tribos, pois tudo dessa planta poderia ser utilizado, desde as sementes, até as flores e o caule; e porque as flores dessa planta estão sempre viradas para o astro maior; ela ficou conhecida como Girassol.

Acredita-se até que a árvore da Jurema é sagrada onde reside os Orixás, e é desta árvore que se faz a base do chá chamado "Chá do Santo Daime".

Esta Cabocla linda é a Rainha das Matas, filha mais velha do Caboclo Tupinambá. Ela teve mais duas irmãs chamadas: Jupira e Jandira, que da mesma forma que a Cabocla Jurema, são poderosas Entidades de Luz, e tem seus trabalhos dentro da Umbanda muito bem vistos e respeitados.

A Cabocla Jurema presta sua caridade em qualquer Casa de Cultos de Umbanda. Faz isso somente por caridade, não admitindo de forma alguma cobranças pela consulta ou trabalhos. Sua legião é constituída de grandes Entidades Espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores, utilizando o processo de curas através de passes magnéticos, ervas e suas vibrações espirituais.

Normalmente a Divina Entidade Cabocla Jurema, quando está trabalhando, atrai as vibrações de todas as caboclas Juremas, ou seja, Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema das Matas, ou de todas as vibrações que se enquadram nessa força espiritual.

Na realidade todas são uma única vibração que trabalham com ambientes da natureza, como por exemplo: Lua, Sol, Mata, Chuva, Vento e todas as vibrações naturais. A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades, sejam enfermidades físicas ou mentais.
Essa linda Cabocla nos ensina a entender as dificuldades e nos dá coragem para suportá-las. Em qualquer lugar onde você esteja, quando o desespero tomar conta, e a coragem lhe faltar, chame com fé pela Cabocla Jurema, e sentirá sua força lhe protegendo e lhe amparando.

A Cabocla Jurema, sendo igualmente uma entidade espiritual que trabalha na linha de Oxossi, é uma "cabocla", ou divindade evocada no Catimbó, cultos Afro-brasileiros e mais prestigiada e respeitada na Umbanda. Sendo Entidade Guia Chefe da Linha de Oxossi, ela trabalha na legião constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores e mais necessitados, utilizando o processo de passes e curas através das ervas e pontos riscados. Chame pela Jurema nas horas de dificuldade, pois essa cabocla sempre estará ali para ajudar seus filhos de Fé.

Existem várias dissidências dessa Entidade. Sabendo que a maioria dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados a Iansã, pois é sua vibração Original, existem ainda outros tipos de irradiação constituída em vibrações de outros Orixás, fazendo sua ligação vibratória com Caboclos da mesma linha, conforme relação abaixo:


  • Cabocla Jurema da Praia

Com  ligação direta a Iemanjá e Xangô tendo sua irradiação ao Caboclo 7 Pedreiras. São espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo chegando em terra para manifestar a fé, amor, caridade,  sentido de geração e maternidade, acolhendo aflitos e necessitados com equilíbrio do mental e dos sentimentos.  



  • Cabocla Jurema da Cachoeira 

Com ligação direta a Oxum tendo sua irradiação ao Caboclo Lírio. São espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo para manifestar a serenidade, empatia, sentido de coletividade e igualdade entre os seres, auxiliando as pessoas em relação ao convívio social e problemas financeiros.  



  • Cabocla Jurema da Mata

Com ligação direta a Oxóssi e Ogum tendo sua irradiação ao Caboclo Rompe Mato. Seu campo de atuação é a entrada das matas, dando abertura para que espíritos evoluídos nas estratégias da guerra sendo bons cortadores de demandas. Costuma ser mais fechada, porém a feminilidade logo a solta, rodando no terreiro e abrindo caminhos de todos ao redor.



  • Cabocla Jurema Flecheira 

Com ligação direta a Xangô, Oxóssi e Oxalá tendo sua irradiação ao Caboclo 7 Flechas. Espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo carregam um conhecimento profundo das ervas e das folhas de nossa flora e da flora de outros países, trabalha na cura, exímio vencedor de grandes demandas espirituais, quebrador de mandingas destinadas a seus filhos e a seus protegidos, manipulador das energias do Astral e não fica "preso" a nenhuma vibração, ele trabalha dentro de todas as vibrações logo que tem permissão de Oxalá para atuar nos 7 caminhos de suas flechas (Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração).



  • Cabocla Jurema do Oriente 

Com ligação direta a Xangô, Oxumaré tendo sua irradiação ao Caboclo Cobra Coral. Espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo são profundos conhecedores das magias e das curas através dos segredos dos répteis e animais peçonhentos em geral. Tem como premissa a elevação espiritual e mental dos seres humanos, despertando horizontes em lugares e perfis que encontram-se estagnados.



  • Cabocla Jurema Rainha 

Com ligação direta a Oxalá e Obaluaê tendo sua irradiação ao Caboclo Girassol. Espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo se mostram especialistas em ritos de curas e passes altamente energéticos. Antigos Xamãs, cientistas e médicos participam dessa falange dando suporte a evolução e desenvolvimento dos necessitados.



  • Cabocla Jurema Preta 

Com ligação direta a Omolu Obaluaê e Iansã tendo sua irradiação ao Caboclo Arranca Toco. Espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo são exímos feiticeiros com capacidade ampla de drenar energias e filtrar a espiritualidade dos lugares e das pessoas a caminhos da evolução. Estabilizam e transforma o que há de ruim;  transcesdem e multiplicam o que há de bom sempre com conselhos profundos a respeito da natureza humana.



  • Cabocla Jurema da Lua 

Com ligação direta a Ogum e Xangô tendo sua irradiação ao Caboclo 7 Montanhas. Espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo são profundos conhecedores das leis Kármicas dos seres humanos. Acolhem e mostram não só os caminhos, mas o que está por trás de cada situação de nossas vidas, seus ensinamentos são sempre amplos e passados com sabedoria.



  • Cabocla Jurema Mestra 

Com ligação direta a Nanã Buruquê e Oxóssi tendo sua irradiação ao Caboclo Araúna. Espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo são muito parecidos com Pretos Velhos, com semblante e postura cansada são conhecedores de ervas e magias que possam ativar melhores situações as pessoas. Sua experiência em diversas encarnações lhe faz uma contadora de histórias que fazem seus ouvintes viajarem por caminhos da imaginação dando assim de maneira simples conselhos morais e éticos para equilíbrio e sabedoria dos necessitados.

Fonte. Cassia Alves
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário