21 de out. de 2016

10 livros que todo Umbandista precisa ler


DOUTRINA EM TEOLOGIA DE UMBANDA SAGRADA. Rubens Saraceni.
O livro trata da religião de Umbanda em sua essência. O enredo traz conceitos em que a Umbanda está fincada, e como ela se manifesta através de Deus e suas divindades. A obra paira também na uniformização das práticas ritualísticas umbandistas e o ensino dentro do terreiros, afim de desenvolver uma consciência única e sistematizada de como a religião se constituí. O livro é leitura obrigatória para todo umbandista e super indicado para quem se interessa pelo universo da religião.


O GUARDIÃO DA MEIA NOITE – Por honra e Glória ao Criador de tudo e de todos. Rubens Saraceni.
O livro é uma narrativa romântica que prende o leitor do começo ao fim. A história que é narrada por Pai Benedito de Aruanda inicia-se contando a trajetória de vida de um Barão muito rico, que entregue aos devaneios carnais viveu uma vida cheia de erros, culpas e imorais que acarretaram-lhe em consequências após sua morte.
Neste enredo minimamente descrito em detalhes, o leitor consegue se imaginar em cena e transportar-se para o tempo em que a história se passa. Para mais, O Guardião da Meia Noite também carrega consigo mensagens de atos e ações humanas que acabam levando o homem a ruína.

ORIXÁS – TEOGONIA DE UMBANDA. Rubens Saraceni.
Teogonia é um termo usado para descrever textos ou poemas que discorram sobre a origem do mundo segundo a teoria dos Deuses. No livro a teogonia está adaptada ao universo Umbandista, usando os Orixás suas hierarquias e campos de atuação e todo o panteão divino. Ademais, o livro traz explicações sobre os Orixás e sua organização no universo, a obra rica em esclarecimentos é o desenvolver dos mistérios divinos a qual todo Umbandista necessita saber.
Em uma das passagens do livro, o autor escreve que o mistério divino está para todos desde que creiamos nos seus poderes divinos, os cultuemos com fé, amor, respeito e reverência certamente receberemos deles todo o amparo de que precisamos para exercitar nossa crença e evoluir sob suas guias divinas.


HISTÓRIA DA UMBANDA. Alexandre Cumino.
O livro como descrito em seu título discorre sobre as origens da Umbanda. Traz fatos históricos e narra sobre as diversas linhas de surgimento da religião que se consagra como a única genuinamente brasileira. Com o apoio e aprovação de Pai Ronaldo Linhares, uma das únicas pessoas não desencarnadas que participaram da vida de Zélio Fernandino de Moraes, a obra fortalece o conhecimento e documenta os diversos momentos da religião fundada a 107 anos atrás.
Muito aconteceu nesse tempo, diversas vertentes foram agregadas e outras desvinculadas, o que se pode esperar do livro é um rico conhecimento no processo de legitimação da identidade umbandista. História da Umbanda também entra na lista de leitura obrigatória do umbandista!


RITUAIS COM ERVAS – BANHOS, DEFUMAÇÕES E BENZIMENTOS. Adriano Camargo.
O livro é uma literatura completa sobre Ervas e tudo o que envolve suas ritualísticas. Contém uma monografia de A a Z das ervas divididas em categorias, sendo elas agressivas, equilibradoras e específicas. Para saber mais sobre essas classificações a forma como usá-las no seu dia-a-dia não deixe de ter a mão esse manual do erveiro.


DAS MACUMBAS À UMBANDA. Jose Henrique Motta de Oliveira.
Em uma perspectiva fortemente original, “Das Macumbas à Umbanda” narra o cenário histórico religioso da construção da Umbanda. Sincretismo, legitimidade, religiosidade, senzala, espiritismo, multicultura, anunciação e códigos sociais são algumas das palavras, dessa importante obra espiritualista, que conta com maestria a história trilhada pela Umbanda.

Também aborda as referências em culturas milenares e distintas, e em como e por que isso está inserido na cultura umbandista. A quem tem necessidade de saber sobre Umbanda antes mesmo de seu nascimento, o livro é obra super indicada.


TAMBORES DE ANGOLA. Robson Pinheiro.
Ditado pelo espírito Ângelo Inácio, o romance traz como seus personagens, pretos velhos, exus, caboclos dentre outras entidades que estão inseridas no universo Umbandista. A história de um jovem que está em constante confusão mental pelas sensações que vem sentindo e não consegue compreender, se desenrola a partir do momento em que ele lê o “O livro dos espíritos”, de Allan Kardec, sugerido por uma Mãe Velha.


MEDIUNIDADE – UM MERGULHO NO MUNDO OCULTO DOS TERREIROS. Mário de Azevedo.
Livro indicado principalmente a médiuns umbandistas que desejam ter esclarecimentos sobre sua espiritualidade e em como a mediunidade pode ser desenvolvida livremente. Com o objetivo de desmitificar, a obra é realmente um mergulho de alma no que permanece oculto a nós sobre os terreiros do país. No corpo também se encontram histórias narradas pelo espírito Mário de Azevedo.


INICIAÇÃO À UMBANDA. Ronaldo Antonio Linhares, Diamantino Fernandes Trindade e Wagner Veneziani Costa.
Para quem está iniciando na religião ou apenas quer saber sobre a Umbanda, o livro é genuíno ao contar sua trajetória. Reúne seus conceitos, doutrinas e passagens importantes, no livro que conta com a participação de Pai Ronaldo Linhares conhecido em sua escrita. Pai Ronaldo é conhecido no meio umbandista por ter feito parte do convívio de Zélio Fernandino de Moraes, o fundador da Umbanda.


O LIVRO ESSENCIAL DE UMBANDA – Ademir Barbosa Junior
A Umbanda é uma das religiões que mais cresce no país. Aliando o culto a entidades e orixás com a prática da caridade e atendimento fraterno a milhares de pessoas que procuram diariamente terreiros em todo o país, a Umbanda vem conquistando novos adeptos a cada dia.
Neste livro, Ademir Barbosa Júnior desvenda conceitos trazidos pela Umbanda fazendo com que o leitor possa conhecer e se aprofundar de uma maneira clara e objetiva nos principais elementos desta religião.

Links: Terra Mystica 

Texto: Júlia Pereira


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário